As 6 Principais Ameaças para Crianças e Teens na Web - Dicas e Orientações
- Time do TheWebGuardian
- 16 de ago. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 10 de dez. de 2024

Crianças/Teens e as Principais Ameaças Online
Segundo pesquisas publicadas em websites especializados (FBI e Kaspersky), listamos em ordem de perigo os principais problemas que os pais devem ficar alertas e tomar precauções e medidas preventivas:
1 - Bullying – Ouvir algo negativo ou indesejável de alguém via internet infelizmente tornou-se comum. Quase 40% das crianças de 12 a 17 anos dizem ter sido vítimas de bullying. A maioria dessas crianças são mulheres, e majoritariamente os meninos são os que mais gostam de botar outros “pra baixo”. É recomendado que os pais instruam e orientem as crianças e teens a como fazerem o uso seguro da internet, tirando dúvidas e instalando APPs de monitoramento de atividades online.
2 - Predadores/Pervertidos Sexuais – Adultos (a grande maioria homens) com sérios distúrbios psicológicos, usam a internet para “caçar” vítimas, para posteriormente aproveitarem-se delas sexualmente, ou com intenções de extorquir financeiramente a vítima.
Não é incomum essas vítimas serem crianças muito novas. 78% desses alvos são do sexo feminino e 82% dos criminosos sexuais são homens adultos. Eles se aproveitam de sua inocência, falta de experiência e da falta de supervisão dos adultos responsáveis, para ganhar sua confiança.
Muitas vezes fingem ser da mesma faixa etária, tendo previamente coletado dados nas mídias sociais e nas plataformas de jogos.
Novamente sugere-se que os pais sempre estejam a par do dia-a-dia das crianças, e que fiquem atentos às mudanças de atitude/comportamento.
3 – Exposição à Conteúdo Inapropriado – A internet é um provedor aberto (e gratuito) para todo tipo de conteúdo. Você encontra até o que não quer... Vídeos de sexo ou de violência gratuita e descabida, bem como áudios e músicas repletos de palavrões e linguagem vulgar, são facilmente encontrados em buscadores como o Google...
Pais podem restringir acesso a websites de conteúdo inapropriado nas preferências dos navegadores, mídias sociais e APPs. Mas mais importante que isso é ficar sempre “de olho”, estar sempre perto, estabelecer horários específicos para navegar, e verificar o histórico de pesquisa e navegação que as crianças fizeram no celular ou em outro dispositivo.
4 – Postagem Inadvertida de Informações Sensíveis – Se não forem devidamente orientadas, crianças não têm senso de perigo, e não têm noção de limites – do que podem/devem ou não fazer. Devido ao acesso irrestrito e/ou não supervisionado, elas podem postar fotos da família, de viagens, de amigos...
Podem informar seu endereço e/ou outros dados pessoais aos seus contatos. Uma vez postadas essas infos, não há como “despostá-las”. Aos pais, cabe o bom-senso e discernimento de supervisionar as atividades, estabelecer bloqueios e definir parâmetros.
Existem maneiras de impedir que a criança faça downloads/uploads de arquivos e imagens. Leia os artigos sugeridos no final desse Post.
5 – Caindo em Golpes de Phishing – Como explicamos em nossos 2 Posts especiais sobre Phishing e Spoofing, malfeitores usam técnicas de Engenharia Social para enviar e-mails, SMSs e postagens falsas, com intuito de enganar as pessoas.
Até para nós adultos às vezes é difícil detectar um e-mail malicioso.
Os malfeitores usam a identidade visual de empresas conhecidas – como Facebook, YouTube e Gmail para fazer com que se clique em algum link, ou que se faça o download de algum anexo.
Podem até mesmo se fazer passar por algum amigo ou contato, enviando uma mensagem do tipo “Achei que você ia gostar disso!”.
É uma situação difícil... O perigo iminente está escondido atrás de um simples clique...
Da mesma forma que nossos pais diziam – “Não fale com estranhos!”, “Nunca aceite carona!”, “Volte direto para casa!”, os pais devem se lembrar porquê são pais – porquê têm mais experiência e têm a autoridade para estabelecer regras e limites: Não significa NÃO.
6 – Instalando Malwares “Sem Querer” - Este problema tem tudo a ver com o item 5 citado acima (Caindo em Golpes de Phishing). Malwares são arquivos que contêm códigos especialmente escritos por malfeitores.
Eles são instalados, sem que percebamos, nos sistemas operacionais de nossos dispositivos eletrônicos.
Dentre os principais problemas que podem causar estão o roubo de credenciais, o monitoramento de nossas sessões na internet e a espionagem de tudo que digitamos. Um único clique em algum link, arquivo ou um simples redirecionamento a um website malicioso pode ser o catalisador da instalação de um arquivo contendo vírus. E são inúmeras as formas pelas quais estes códigos podem gerar problemas.
Orienta-se que todos os dispositivos sejam protegidos com softwares anti-virus e anti-malware, além de ser importantíssimo manter todos os sistemas operacionais e softwares atualizados.
Pais – Ajudem Participando e Agindo com Autoridade
É notório que os pais modernos estão dando cada vez mais liberdade a seus filhos – mas isso não tem gerado resultados benéficos nem positivos...
A hierarquia e a responsabilidade inerente a cada papel na sociedade são coisas que não podemos ir contra.
Quando decidimos ter filhos, temos que assumir a grande responsabilidade de orientar, participar ativamente e estabelecer regras de conduta, bem como definir limites.
Quanto mais liberdade se dá, mais responsabilidade tem que ser exigida.
Aqui vão algumas orientações e sugestões para que você proteja sua criança/teen das ameaças do mundo virtual:
Melhores Práticas Usando a Internet
Conheça e utilize os Controles para Pais (Parental Control) – Muitos navegadores e aplicativos têm a opção de estabelecer regras de controle de acesso à certas informações na internet. Gerencie o acesso a determinados conteúdos e restrinja/controle o tempo de uso da internet para suas crianças/filhos
Não acesse websites sem comunicação criptografada – Da mesma forma descrita acima, você consegue estipular que os browsers “forcem” a navegação somente em websites seguros – isto é, usando o protocolo HTTPs.
Crie você o nome de usuário e a senha de acesso da criança às plataformas de ensino online – O adulto é o responsável pelas boas práticas – Crie senhas fortes e mais robustas para qualquer plataforma que a criança estiver fazendo uso.
Não forneça informações desnecessárias – Normalmente, para qualquer website, nenhuma informação - além de um nome de usuário e senha, é requerida para se fazer um login. Portanto, não informe nada além do estritamente necessário. Não coloque fotos, datas, números de identificação pessoal, etc.
Links para Websites e Artigos Relacionados ao nosso Post
Este Post foi escrito baseado em nossas experiências, bem como em dados fornecidos por órgãos competentes e em matérias escritas por profissionais especializados. Os links que sugerimos são ótimas leituras para os pais e crianças/teens. Use o tradutor de seu navegador caso não tenha conhecimento de inglês. Faça bom proveito!
Dicas e Manuais para uma Internet mais Segura para Crianças
- Página da CERT.br, com vários manuais em PDF para crianças, adolescentes, pais e educadores, brincadeiras e passatempos para imprimir
Websites e Artigos sobre CyberBullying
Website oficial do Governo Americano com informações sobre CyberBullying
Artigo “Cyberbullying”, com dicas para se precaver de Cyberbullying e de como denunciar nas diversas plataformas sociais
Artigo “You Can Stop Cyberbullying as a Kid!”, com dicas para as crianças agirem mais conscientemente em situações de bullying
Como Orientar Crianças e Adolescentes sobre Segurança na Web
Artigo “Talking to Kids and Teens about Security and Privacy”, para a melhor conscientização dos Pais, como falar com sua criança e com seu adolescente e dicas importantes sobre segurança na web
Artigo “Internet Safety Guide for Kids”, com link para download de pequeno manual de segurança em PDF e dicas sobre ameaças e como se proteger e tomar ações
Como Evitar Problemas em Sites de Relacionamento
Artigo “7 Rules your Teens Should Follow While Online Dating”, com orientações para pais e adolescentes, recomendações sobre segurança nos sites de relacionamento e como se precaver online e off-line
Leia nosso Post “Sites de Relacionamento – Tome Cuidado”, com dicas especiais
NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!
Sites Pesquisados:https://www.safewise.com/resources/internet-safety-kids/; https://sos.fbi.gov/en/third-grade.html; https://usa.kaspersky.com/resource-center/threats/top-seven-dangers-children-face-online