top of page

Fortalecendo Senhas com Dicas de Especialistas

Atualizado: 10 de nov. de 2023


Fortalecendo senhas com dicas de especialistas

Se você leu nosso Post sobre Senhas Fortes, está a par das principais coisas que temos que evitar. Para a maioria das tarefas que fazemos hoje em dia, preferimos ou optamos por realizá-las online. É complicado decorar a quantidade absurda de usernames e senhas que cadastramos no mundo virtual.


Praticidade não pode Virar Comodismo


Por esse motivo, muitos optam por usar a mesma senha para diversos serviços e sites. Há pessoas que inclusive usam no username (nome do usuário) e no password (senha) a mesma palavra ou caracteres... Por se tratar de algo que não podemos sair carregando por aí, as pessoas escolhem senhas fáceis de memorizar. Até hoje, a senha mais usada no mundo é “123456”!


Muitas pessoas fazem uso de programas de gerenciamento de senhas, ou de geradores automatizados de senhas. Particularmente, prefiro não utilizar essas ferramentas, mesmo algumas sendo bastante confiáveis.


A internet, devido às facilidades que nos oferece, acaba nos tornando muito dependentes dela. Mas a nossa memória e capacidades cerebrais precisam de constante estímulo para não se acomodarem e entrarem em falência. Mas isso é uma escolha de cada um.


Por que senhas fortes são importantes?

Você já viu como se processa um “crack” de senha? Não é um processo de adivinhação, ou suposição / dedução. Isto até pode ocorrer quando as senhas são repetidas ou óbvias.


Usam-se programas geradores de combinações, permutações e algoritmos. Isto pode exigir equipamentos com velocidades muito superiores de processamento de dados. Os hackers tem acesso a listas de senhas predefinidas, listas de palavras e dicionários, listas de senhas “hash” (quando uma senha passa por criptografia). Todos os recursos podem ser usados nos chamados “Brute Force Attacks”.


Quando a senha é fraca, bastam milésimos de segundo para que seja “roubada”. Sabendo agora que existem muitas ferramentas disponíveis para detecção e “quebra” de senhas, o intuito é usar de técnicas para dificultar este tipo de ação. Uma senha deve ser uma coisa pessoal e privada, e existem maneiras para que não venha a se tornar de “domínio público”.


Quais as formas mais usadas para “roubo” de senhas?

  1. Através de técnicas de Phishing

  2. Através de Malwares (usando “keyloggers”, “screen scrapers” ou trojans)

  3. Por meio da Engenharia Social

  4. Através de Brute Force Attacks (em português “Ataques com Força Bruta”)

  5. Usando dicionários

  6. Adivinhação / Dedução


Dicas para Fortalecer suas Senhas – Recomendadas por Especialistas

  • Você tem a opção de utilizar um Gerador / Gerenciador de Senhas. Faça pesquisas e comparações entre os programas disponíveis, e passe o seu trabalho para o software

  • Prefira criar e usar Passphrases (em português “frases-senha”). Segundo especialistas em Segurança, este tipo de senha é mais difícil de craquear do que as senhas que usam caracteres misturados com números e símbolos.

Para nós, talvez sejam até mais tranquilas para memorizar. Por se tratarem de frases, costumam ficar bem mais longas, e seguras. Divirta-se com algumas Sugestões de como fazer passphrases e/ou usá-las para criar senhas bem mais fortes:

  • SUGESTÃO 1 - Você pode escrever uma frase (que seja fácil para você lembrar) e depois usar somente a primeira silaba de cada palavra. Onde for possível escrever usando números e símbolos, aproveite. Se quiser, substitua algumas letras minúsculas por maiúsculas. Veja o exemplo: Frase inicial: levantaras5hsdamanhafazodiarenderbem+ Senha criada usando somente a primeira silaba: leas5hsdamafazodiarenbem+ Colocando algumas letras maiúsculas: leAs5hsdaMafazoDiarenBem+

  • SUGESTÃO 2 - Os criminosos cibernéticos conhecem a localização geral de suas potenciais vítimas, e consequentemente o idioma falado no local. Se você tem conhecimentos de outros idiomas, use este ponto positivo em seu benefício. Crie frases usando mais de um idioma, isto dificulta o trabalho para as ferramentas usadas para craquear. Veja um exemplo: Frase inicial: fazbemsairdecasaetomarumpoucodesol Senha criada misturando 2 idiomas: fazgoodsairdehomeetomaralittlesol Acrescentando números, símbolos, maiúsculas e minúsculas: fazg00dsa1rDhome&tomarAlittleSoL

  • SUGESTÃO 3 - Apesar dos cyber criminosos usarem ferramentas como dicionários, podemos criar senhas usando palavras aleatórias e que não tem relação alguma uma com a outra, e misturá-las com tudo que temos à nossa disposição. Veja o exemplo: Senha inicial: azulejocaliandraparafinamoldura senha criada com acréscimo de outros caracteres especiais: aZulej0=cAliandra%PARAfina!mOldura#

Estas são algumas dicas criativas para elaborar senhas robustas e ao mesmo tempo torná-las mais seguras. Você mesmo pode inventar uma maneira só sua de “criptografar” suas senhas. Escolha seu método e utilize-o para seu benefício. Só não conte seu segredo para ninguém, combinado?!


Além da senha forte, posso fazer mais algo?

Sim, sempre é possível melhorar as coisas, e este deve ser o pensamento corrente no mundo digital. Se as coisas mudam e se transformam, a gente precisa mudar junto e nos adaptar.

  • Para adicionar uma camada extra de segurança, utilize a autenticação de dois fatores (2FA). Geralmente você recebe um código via SMS (código de verificação) no seu celular. Mas você também tem a opção de instalar APPs de autenticação

  • Nunca deixe arquivos contendo suas senhas no computador, celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico. Infelizmente as ameaças continuam nas ruas...

  • Além de ler nossas dicas, ponha os novos conhecimentos em prática. Se você usa senhas fracas em algum lugar, por que não mudá-las agora?

NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!

2023 - Criado e Desenvolvido por TheWebGuardian - Blog Informativo sem fins lucrativos.

bottom of page