Criptografia - Conheça essa Ferramenta de Segurança
- Time do TheWebGuardian
- 18 de out. de 2023
- 2 min de leitura

O que é Criptografia e Para que Serve?
A criptografia é um dos recursos utilizados quando se fala de proteção de dados, e é cada vez mais essencial em qualquer tipo de comunicação via internet.
A palavra criptografia vem do grego, e sua tradução seria “escrita escondida/oculta”.
Por vezes a criptografia é chamada de cifragem, e seu processo às vezes é conhecido como “encriptar”.
É uma ferramenta que pode ser implementada através de softwares ou hardwares, e que visa garantir a confidencialidade. Muitos protocolos, como o HTTPS e o TLS, usam criptografia.
Como Funciona a Criptografia?
A criptografia faz uso de algoritmos, gerando uma chave (“key”) que codifica os dados em um formato que ninguém consegue entender. Não é fácil decodificar dados criptografados.
Toda comunicação na internet que não utiliza qualquer tipo de criptografia é altamente insegura, pois os dados são transmitidos em texto comum (“plain text”).
Alguns protocolos que não usam criptografia são o HTTP, o Telnet, o FTP e o POP3. Seus substitutos (que usam criptografia) seriam o HTTPS, o SSH, o SFTP e o POP3S.
Para que um algoritmo criptográfico seja considerado seguro, a chave usada no processo de criptografia deve ser quase impossível de ser descoberta.
Da mesma maneira, para decriptografar um arquivo, é preciso ter outra chave, e esta também precisa ser armazenada com alto nível de segurança.
O processo de decriptografia é a reversão do processo criptográfico, restaurando a legibilidade e compreensão da mensagem original.
Os Dois Sistemas Criptográficos
1 - Criptografia Simétrica: Este tipo usa a mesma chave para criptografar e decriptografar os dados. São mais simples, leves e processados mais rapidamente pelo sistema.
Seu maior problema é achar uma maneira segura de fornecer a chave de decriptografia para a pessoa que recebe a mensagem cifrada.
Os algoritmos mais comumente utilizados neste tipo de criptografia são o 3DES, RC5 e o AES (em redes Wi-Fi, como WPA-2 ou WPA-3).
Este sistema também é conhecido como Criptografia de Chave Privada.
2 - Criptografia Assimétrica: Este sistema, também conhecido como Criptografia de Chave Pública - usa duas chaves diferentes - uma pública e uma privada.
Essas chaves podem ser usadas em ordens diferentes, tanto pelo origem quanto pelo destinatário dos dados.
Quando se usa a chave pública para criptografar e a chave privada para decriptografar, assegura-se a confidencialidade dos dados. Só quem tem a chave privada conseguirá acesso.
Entretanto, quando se usa a chave privada para criptografar e a chave pública para decriptografar, garante-se a autenticidade dos dados (Assinatura Digital).
Isto é, qualquer um que tenha a chave pública conseguirá acessar os dados. Os algoritmos mais comumente utilizados neste tipo de criptografia são o RSA, o TLS e o ECC.
NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!