top of page

HTTPs:// e Cadeado: São garantias de site seguro?

Atualizado: 31 de jan. de 2024


HTTPs e Cadeado - São garantias de site seguro?

Normalmente quando acessamos algum site conhecido, vemos o ícone do cadeado fechado e o "https://" na frente do endereço.


Eles têm o propósito de informar que o site em questão possui um certificado de segurança, chamado de SSL (Secure Socket Layer) ou TLS (Transport Layer Security).


O que o SSL / TLS garante?

Esta certificação se compromete a garantir que os dados trocados entre o servidor do site que você acessa e o browser escolhido não estão sendo usados de modo indevido ou criminoso. Também garantem que aquele domínio tem um dono, e que os dados do mesmo foram verificados, de alguma maneira.


No entanto, essa certificação não garante - de forma nenhuma, que o dono do site não esteja atuando de formas contestáveis...


Como se obtém essa certificação?

Ela pode ser obtida de modo gratuito (Let´s Encrypt é a mais conhecida), como também há certificados pagos. Muitas empresas de hospedagem de sites incluem a certificação de forma gratuita quando o cliente assina um plano.


Mas, e aí, isso garante que o site é seguro?

Vamos lá! Ter essa certificação implica que há uma comunicação criptografada entre os servidores e o browser, o que é positivo. Mas, na realidade, não garantem que é totalmente seguro navegar no site em questão.


Infelizmente, há centenas de sites maliciosos que têm certificação - inclusive fazem uso desse recurso porquê as pessoas vêem esses símbolos e os associam à sites mais seguros.


Muitos sites falsificam os logotipos de certificação; outros usam URLs bastante conhecidas - trocando apenas uma letra, caractere ou símbolo na URL, e assim nos metem em enrascadas.


Isso vem acontecendo até nas sugestões de compras do Google... No anúncio está escrito o nome de uma empresa conhecida, mas quando você clica no link, acaba sendo direcionado a um site do além.


Informações que os ícones nos fornecem

Sabia que ao clicar nos ícones do Escudo e do Cadeado, você consegue visualizar informações importantes? Se clicar no cadeado e escolher "conexão segura" e depois " mais informações", você consegue ver diversas informações relevantes:

informações do cadeado no browser

E agora, o que a gente faz?

É dureza não poder realmente acreditar em quase nada... O mundo virtual é um universo vasto e repleto de informações e cultura. Mas, como em tudo, há o lado obscuro da manipulação, do engano e da extorsão - dos seus dados e de seu dinheiro.


O jeito é a gente ficar sempre informado e prestar mais atenção ao entrarmos na web. Aí vão algumas sugestões (leia com atenção!):

  • Prefira usar um browser com bons recursos de segurança (sugestões: Brave / Mozilla Firefox)

  • Conheça e configure as preferências do seu browser, e faça bom uso de todos os recursos de segurança e privacidade disponíveis

  • Mantenha seus softwares, APPs e sistemas operacionais sempre atualizados

  • Nunca clique na opção "Salvar Senha"

  • Prefira navegar em sites que você já conhece e que nunca (ou ainda) não lhe causaram problemas

  • Evite entrar em sites com muitos anúncios de terceiros, ou sem nenhuma informação de contato/endereço

  • Evite clicar em links de redirecionamento

  • Não clique em links suspeitos

  • Não forneça seus dados pessoais em sites esquisitos, especialmente naqueles sem certificação

  • Leia com calma a URL do site

NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!



2023 - Criado e Desenvolvido por TheWebGuardian - Blog Informativo sem fins lucrativos.

bottom of page