5 Armas que Você Tem para Maior Segurança no Mundo Virtual
- Time do TheWebGuardian
- 29 de jan.
- 6 min de leitura

Inspiração deste Artigo
O Time do TheWebGuardian é assolado diariamente com notícias nada positivas ou animadoras. Muitas vezes, trabalhamos para encontrar / sanar vulnerabilidades.
Enquanto isso, os criminosos cibernéticos estão armando mais alguma pilantragem, arquitetando um Zero-Hour Exploit. Parece que estamos sempre um passo atrás.
Foi nesse “clima” de angústia que esse artigo surgiu. Porque não podemos pensar / achar que tudo está perdido.
Porque se cada um fizer um mínimo, essa ajuda fortalece quem está “dando a cara pra bater”.
Você quer Realmente ser uma “Vítima em Potencial”?
O que mais ouvimos são relatos, casos e B.Os de pessoas que sofreram algum tipo de golpe – seja de caráter financeiro, psicológico, sexual ou outros tipos.
É fácil orientar ou tentar aconselhar alguém quando “o dano está feito”. A pessoa sempre alegará que “nunca ninguém me falou disso…”
As 2 Fases de um Golpe
Existem 2 fases principais que podem vir a causar problemas:
Uma antes de virar vítima, a outra depois de ter sido “sacaneado”:
1 – ANTES: Reflita sobre as seguintes questões:
Você achou que algo estava esquisito / estranho / bom demais pra ser verdade?
Desconfiou de algo ou alguém?
Fez mais perguntas? Pediu para ver credenciais?
Contestou? Perguntou o porquê?
Pesquisou e buscou respostas?
Impôs restrições / barreiras?
Forneceu algum dado pessoal sensível?
Fez as verificações / averiguações básicas?
Agiu em estado emocional alterado / abalado?
Sentiu-se coagido a tomar uma decisão / ação?
Leu, estudou, pesquisou e compartilhou conhecimentos?
2 – DEPOIS: Reflita sobre os seguintes itens:
Verificou sua conta e histórico de atividades bancárias?
Trocou e reforçou todas as suas senhas / credenciais?
Retirou / deletou dados pessoais das mídias sociais?
Bloqueou algum contato nas mídias / telefone?
Denunciou ou fez Boletim de Ocorrência?
Alertou / denunciou o golpe na plataforma de rede social?
Pediu dicas / orientações a alguém mais experiente?
Procurou / instalou algum serviço de anti-malware / spyware / firewall / VPN?
Está mais a par das ameaças na web e de como se proteger?
Está se mantendo atualizado em relação às ameaças / fraudes / golpes?
Conscientização é a Base
Apesar de não ser agradável a ninguém saber que algum conhecido sofreu um golpe, não é momento de sentir pena. Criminosos não têm piedade..
Nós que nos esforçamos para coibir ações maliciosas temos menos pena ainda – esse não é o sentimento sob o qual trabalhamos.
Pena, piedade e misericórdia sentimos quando alguém não pode saber ou fazer algo por alguma deficiência – seja ela física, mental ou qualquer outra.
Mas se você é uma pessoa que não está de forma nenhuma desabilitada ou impossibilitada, você precisa ser capaz de agir com plena capacidade e consciência.
Mais do que Nunca, Tudo está a seu Favor
Você certamente já ouviu alguém contando algum caso de roubo / golpe via internet. O quanto dinheiro / preju ela teve. Como a pessoa achou que estava atenta, mas caiu…
Isso faz parte da natureza humana – não admitir seu próprio fracasso, não gostar de ouvir sobre
suas falhas / fraquezas.
As 5 Armas que Você Possui
Vamos lá! Anime-se! Você tem armas poderosas e imprescindíveis para melhorar sua segurança na web. Não têm custo, e estão ao seu dispor e ao seu favor:
1 – Estudo e Curiosidade
Manter-se alheio ao que se passa nunca ajudou ninguém. Comodismo, preguiça e alienação trabalham em desfavor de seu cérebro. Ele precisa “agitar” os neurônios para se manter saudável.
Pessoas curiosas são pesquisadoras, têm interesse e vontade de expandir conhecimentos. E a internet – apesar de muita porcaria, tem muita coisa bacana também.
Você não precisa se tornar um Profissional de Segurança Cibernética. Mas PRECISA estar ciente dos perigos e ameaças que estão ocorrendo.
Engaje-se em um curso online – por exemplo “Introdução à CyberSegurança”. Existem muitas empresas / organizações que oferecem cursos gratuitos – e muito bons.
Comece agora a pesquisar e usar as máquinas de busca para encontrar informações relevantes.
Escolha empresas de prestígio e excelência em suas áreas de atuação.
2 – Dúvida e Discernimento
Podemos dizer que discernimento tem sua base no bom-senso. A simples observação e atenção focada em algo faz parte desse julgamento crítico.
Discernir implica primeiramente enxergar, depois observar e comparar - e o resultado geralmente é aquele que é menos prejudicial a você, e a todos os outros.
Estar informado sobre ataques de Engenharia Social – como Phishing e Smishing dentre outros, é aprender a discernir o falso do verdadeiro, o clone do legitimo...
Quanto à dúvida: está em dúvida porque ela trabalha a seu favor?! Porque ela serve para aguçar a inteligência e a intuição, além de estimular a atenção.
Quando estamos em dúvida, dizemos que precisamos “parar pra pensar”, não é? É justamente esse momento que pode nos ajudar a tomar melhores decisões e ações.
3 – Consciência da Realidade
O chavão “Prevenir é melhor que remediar” é antigo, no entanto permanece atual. Isto porque contém um ensinamento incontestável – Quem age antes está um passo à frente.
Sim, vivemos num mundo cibernético e virtual. Estamos dependentes de recursos e tecnologias – e quando uma pifar, vai tudo por água abaixo (e nós junto!).
Sabemos usar dispositivos, softwares e aplicativos – smart isso e aquilo, conectados 24h à internet.
Mas essa conexão está tendo falhas, e é alvo de inúmeras violações.
Usar mídias sociais, participar de fóruns e trocar mensagens viraram sine qua nom para a maioria de nós. Nos aproxima de quem curtimos / gostamos.
A realidade hoje funciona como o Matrix – num ambiente virtual. Mas nossa consciência tem que permanecer no mundo real… É aqui que acontecem os problemas.
4 – Leitura, Assimilação e Ação
Essa velocidade e variedade de informações que a internet proporciona acabou nos tornando impacientes, apressados e desatentos.
Existe até um termo para designar a forma com que lemos as coisas na web – “skimming”. Basicamente nós “passamos os olhos” – ou seja, não vamos além da superfície dos textos.
Mas conhecimento não é algo que roça o superficial. E para que possamos obtê-lo, são necessárias 3 fases: a leitura (não o “skimming”), a assimilação e a ação.
Quando somente “damos uma olhada”, não há retenção de informação – portanto não existe atenção focada. Não é leitura - é passatempo, distração, frugalidade.
A assimilação é fruto da absorção integral das informações. Quando dizemos “eu assimilei”, queremos dizer que entendemos / compreendemos.
Portanto, assimilando que as 3 fases são interdependentes, só podemos colocar em prática – ou seja, agir, quando assimilamos as informações através da leitura. Você leu isso?!
5 – Compartilhamento e Comprometimento
Legal. Você tem lido nossos artigos, quem sabe está usufruindo de nossas dicas e orientações. Torcemos muito para que estejam sendo postas em prática!
Assim como nossa missão e compromisso é disponibilizar informações relevantes sobre o mundo cibernético, sua segurança na web precisa do SEU comprometimento.
Isso significa estar engajado, participativo, atuante e disposto a aprender e agir de forma cada vez mais consciente. Entretanto, você pode ir ainda mais além!
Informe, instrua e compartilhe com as pessoas queridas tudo aquilo que é benéfico e importante para você.
O compartilhamento de boas informações faz parte da conscientização sobre boas práticas.
Informações e Sugestões Extras
Como sempre alertamos, a popularização e o uso de novas tecnologias só tende a fazer piorar o ambiente de crimes cibernéticos – portanto esteja cada vez mais informado
Nossa privacidade – na vida e na web, depende de quanto nos expomos, do quanto compartilhamos. Resguardo e Confiança Zero (“Zero Trust”) são muito aconselháveis
Se você não sabe ou conhece algo, sempre é tempo para aprender – e nunca será tarde demais. Idade não é empecilho, mas preguiça é…
Quando for pesquisar sobre algum assunto / tema, verifique a fonte das informações. Certifique-se da veracidade e idoneidade daquilo que você lê. Atenção à Fake News
Ao navegar ou cadastrar-se num website, pesquise e verifique a URL, certificados de segurança, leia avaliações sobre a empresa, esteja certo de sua legitimidade
Quando for inscrever-se num curso ou participar de webinars, escolha organizações / instituições que são consideradas expoentes e referências de excelência em suas áreas
E compartilhe este artigo com quem lhe é importante. Compartilhar coisa boa é permitir que outros possam se beneficiar. Juntos vamos mais longe!
FIQUE LIGADO: EM BREVE, VEM AÍ UM NOVO POST EXCLUSIVO!