Fake News – Propagando Mentiras
- Time do TheWebGuardian
- 27 de abr. de 2023
- 3 min de leitura

Mexendo com Nossas Percepções
Fake quer dizer “falso” ou algo feito para enganar. Fake news virou termo popular de uns anos para cá, e acabou se tornando uma “encheção de saco”.
Milhões de pessoas assistem televisão e lêem noticiários online, mas saber se o que é divulgado é verdade ou é mentira tornou-se uma tarefa nova (e chata).
Este tipo de artifício não é novo. A chamada “propaganda enganosa” faz parte das interações de comunicação há muito tempo.
Às vezes é utilizada como técnica de venda e publicidade de um produto/serviço, dando-lhe poderes e benefícios que de fato ele não possui.
Tudo isso mexe com as crenças e percepções das pessoas, e pode levá-las a tomar certas atitudes ou comportarem-se de maneira diferente da usual.
Quem espalha mais Fake News?
É mais difícil um noticiário televisivo divulgar notícias falsas. Eles têm dezenas de repórteres e equipes que vão averiguar as fontes, além de prezarem por sua imagem e credibilidade.
Isso, porém, não os isenta de desafortunadamente divulgarem informações não-confiáveis.
A principal fonte de disseminação de fake news são as mídias sociais – sejam elas mensageiros instantâneos ou plataformas de interação social.
Segundo estatísticas de 2022, 64% dos brasileiros recorrem às mídias sociais como fonte de notícias.
As pessoas de má-fé que publicam fake news estão contando que alguns acreditarão nas mentiras, e que as repassarão aos seus contatos, de livre e espontânea vontade, sem a devida verificação.
Quais as Motivações para Criar e Publicar Mentiras?
A intenção de criar e publicar noticias falsas é unicamente de caráter maldoso ou malicioso – espalhar informações enganosas ou causar algum dano – geralmente emocional
Outros fazem simplesmente por que não têm nada melhor a fazer, e divertem-se com brincadeiras de mau gosto – um tipo de sadismo psicológico
O objetivo é distorcer a verdade/realidade e tentar instigar alguma ação – em primeira instância fazer com que a informação falsa seja passada para frente, ao maior número de pessoas possível
Algumas fake news tem o intuito de gerar conflito social – como protestos totalmente descabidos. Instituições governamentais ao redor do mundo já fizeram (e ainda fazem) uso deste tipo de armadilha para evocar/instigar sentimentos de descrença ou provocar revoltas, revertendo a atenção do povo para onde é melhor para seus interesses políticos
Intenção de causar danos – Essas são pessoas conscientes da enganação/ludibriação, e que o fazem para manipular ou tirar proveito dos menos informados. São mentiras criadas para obter benefícios financeiros ou causar algum tipo de desordem ou atitude impulsiva e impensada
Usar dados verdadeiros, mas usá-los fora do contexto – Malfeitores podem se apropriar de dados reais de uma pessoa, e usá-los como “arma” para manipulação
O Virótico torna-se Caótico
Hoje em dia, usa-se muito o termo “viralizar”, como referência a algo que foi espalhado/disseminado de forma anormalmente rápida na internet e que atrai muitas visualizações/compartilhamentos.
A origem dessa palavra vem de “vírus” – algo que se replica e infecta desenfreadamente, e que necessita de um hospedeiro. Isso não pode ser bom, né?!
Por quê Notícias Falsas se Espalham tão Rápido?
O fato de que fake news se espalham tão rápido pode ter várias causas:
Falta de informação – Muitas pessoas acabam ajudando a espalhar notícias falsas sem intenção de prejudicar ninguém. Elas acreditam que o que lêem é verdadeiro e compartilham, muitas vezes querendo ajudar seus conhecidos
Pessoas aceitam pagamentos para enviarem notícias falsas nas redes
Faz-se uso de “bots” (recurso automatizado) para distribuir mentiras para o maior número possível de usuários
Dicas de Como Discernir o Verdadeiro do Falso
Leia com atenção tudo que receber. Antes de sair compartilhando, saia averiguando / pesquisando
Se estiver desconfiado, pergunte à pessoa que lhe enviou a informação onde ela a conseguiu (fonte)
Escolha fontes confiáveis/oficiais de informação - sejam elas um website, noticiário ou um profissional
Verifique o background de conhecimento da fonte: Qual seu objetivo? Qual sua experiência?
Nem tudo que diz ser o que é realmente o é. Confira sempre a credibilidade e legitimidade
Cheque a informação em várias fontes, assim como fazemos com consultas médicas: vá atrás de uma segunda opinião (e outras mais!)
Pesquise sobre a identidade, experiência e reputação do autor do texto
Caso se depare com algum website publicando fake news, bloqueie o acesso e avise seus conhecidos
Se por acaso algum conhecido seu enviar conteúdo falso a você, gentilmente informe-o
NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!