CyberSegurança – Sua Importância no Mundo Cibernético
- Time do TheWebGuardian
- 4 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de ago. de 2024

Cyberespaço: Ambiente de Conectividade à Internet
O Blog do TheWebGuardian é especializado em assuntos relacionados à segurança na web, e o termo CyberSegurança é mencionado muitas vezes.
Após o advento da internet, no início da década de 90, um novo ambiente nasceu – o chamado Cyberespaço, ou mundo cibernético.
Basicamente é um espaço virtual, onde pessoas podem se comunicar, acessar informação e realizar as mais diversas atividades online.
Ele abrange toda a rede interconectada de sistemas de tecnologia da informação, incluindo a internet, redes de telecomunicações e sistemas computacionais.
Conceito de CyberSegurança
O mundo cibernético, apesar de nos prover com inúmeras comodidades - como a comunicação ágil e troca/acesso a informações, está repleto de vulnerabilidades.
Sejam elas relativas à sistemas operacionais, protocolos de rede, má programação ou ameaças da Engenharia Social, o ambiente da internet é inseguro.
A CyberSegurança é uma área de atuação ligada à Segurança da Informação. Conheça algumas funções dos Profissionais desta área:
Salvaguarda de informações contidas em redes de computadores contra intrusões, danos ou descontinuidade de serviços
Redução dos riscos de ataques a redes, sistemas computacionais e softwares
Detecção de tentativas de invasões/acessos maliciosos
Desenvolvimento e implementação de ambientes menos vulneráveis (mais restritivos)
Esforços para mitigação de eventuais ameaças, vulnerabilidades e riscos
Proteção do ambiente cibernético, das organizações e dos recursos dos usuários
Escopo dos Esforços da Segurança Cibernética
São inúmeras as atividades relacionadas a esta área, e trata-se de uma tarefa contínua e interminável, pois está intrinsicamente ligada aos avanços tecnológicos.
Os Profissionais não somente utilizam-se de ferramentas e programas, mas também implementam políticas, diretrizes e realizam treinamentos de conscientização – divulgando melhores práticas.
Alguns trabalham com gerenciamento de riscos, outros atuam em Testes de Intrusão ou de Vulnerabilidades (também conhecido como Hackeamento Ético, em inglês “White Hat”).
O fato é que quem trabalha nessa área sabe que cuidar da segurança é uma atitude e um processo.
Tornar o ambiente virtual mais seguro não é um objetivo – são ações que exigem continuidade e aprimoramento.
É preciso estar constantemente atualizado, realizar pesquisas e ter conhecimento do ambiente e das pessoas (usuários comuns, hackers, cybercriminosos) que interagem nele.
Por que a Segurança Cibernética é tão Importante?
Além de atuar sobre os pontos fracos e vulnerabilidades de aplicações e sistemas, é necessário proteger tudo isso dos mal-intencionados e criminosos.
O uso de recursos como firewalls, criptografia e senhas fortes podem criar uma falsa sensação de proteção.
As atividades relativas à CyberSegurança demandam observação, análise, investigação e revisão periódica do tráfego de saída (outbound) e de entrada (inbound).
As 5 Principais Atuações da CyberSegurança
1 – Proteger Informações Confidenciais: Ela ajuda a proteger dados sensíveis, informações financeiras e propriedades intelectuais contra acessos indevidos e/ou não-autorizados, reforçando a segurança e prevenindo o roubo e vazamento de dados.
2 – Prevenir Crimes Cibernéticos: Ajuda a prevenir contra ataques Hacking, Phishing, Malwares e outras ameaças que podem vir a causar prejuízo a pessoas, empresas, organizações e a própria sociedade.
3 – Manter a Continuidade dos Negócios: Ajuda a garantir que empresas e organizações possam operar de modo contínuo mesmo em face a um ataque cibernético. Ajudam a minimizar os impactos de eventuais interrupções de serviços e operações.
4 – Proteger Infra-Estruturas Críticas: Ela é essencial para ajudar a proteger Bancos de Dados, Sistemas Transacionais/Financeiros, Operações Governamentais e Sistemas de Saúde contra ameaças que podem impactar significativamente na segurança pública e nacional.
5 – Garantir a Privacidade: Ela atua no resguardo de Informações Privadas e Individuais, estabelecendo regras de acesso e de privilégios, evitando assim que pessoas não-autorizadas venham a usar indevidamente esses dados.
Enxugando Gelo
Quem trabalha nessa área costuma dizer que trabalhar com Segurança Cibernética é como enxugar gelo – um trabalho contínuo que parece não render nem ter efeito duradouro.
A cada novo serviço, aplicação, sistema ou dispositivo lançado, sabe-se que que é criada uma nova e potencial oportunidade para novos incidentes de segurança.
Contudo, há de se ter em mente e levar em consideração que nem todas as ameaças vêm dos hackers, bem como nem todas as vulnerabilidades são obrigatoriamente tecnológicas.
Salientamos em outros Posts que o elo mais fraco quando falamos de segurança é o ser humano. A melhor ação contra ameaças é a prevenção e precaução.
Além disso, o maior bem que temos é a informação. Cabe a cada um de nós nos mantermos a par e fazer nossa parte, valorizando a segurança e pondo a praticidade/comodidade em segundo plano.
NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!
Fontes: Cursos da FIAP, Palo Alto e Linux Foundation