top of page

Click Farms: O que São, seus Objetivos e Malefícios

Atualizado: 20 de mar.


Click Farms: O que São, seus Objetivos e Malefícios

Traduzindo e Explicando o que são Click Farms

A tradução literal de click farms é “fazendas de cliques”. Este Post é baseado em um artigo publicado pela CNN, e escrito pelo fotógrafo britânico Jack Latham.


Temos alguma noção que nossas interações na web acarretam algum tipo de resposta/resultado.


Talvez um Quid Pro Quo?! Tudo que a gente dá (fornece) vem de volta de outro jeito.


Em um de nossos Posts, explicamos como os mecanismos de busca se utilizam do histórico de navegação para ganharem inteligência sobre nossos interesses e preferências. Leia aqui!


Os click farms não são novidade – é sabido que esse tipo de “operação” vem sendo feita desde 2007.


O que São e Como Funcionam

Imagine uma pequena sala com mesa, cadeira, uma pessoa trabalhando e centenas ou milhares de smartphones interligados, conectados à internet, enviando curtidas, likes e comentários nas redes sociais.


Esta atividade é considerada uma fraude virtual em grande escala, e por consequência, as pessoas que se engajam nela podem responder por fraude cibernética.


As fazendas de cliques referem-se à “plantação” de interações em mídias sociais através de cliques, para “colher’ certos objetivos, que listamos mais adiante.


Localização das Click Farms

Com o boom e a popularização das mídias de interação social na década de 2000, esse tipo de atividade só vem aumentando, inclusive no Brasil.


Sabe-se que estão concentradas em países da Ásia – como Índia, Indonésia, Filipinas e Vietnã. Isto porquê nesses países a mão-de-obra é “barata”.


Além disso, o custo de energia elétrica é baixo o suficiente para permitir que inúmeros dispositivos fiquem ligados e operantes ao mesmo tempo.


Segundo Latham – que visitou 5 dessas fazendas no Vietnã, a maioria das pessoas engajadas nisso tinham entre 20 e 30 anos, trabalhando em casa ou em hotéis.


Pelo que presenciou, diz que o TikTok é a plataforma mais visada, e que, geralmente, há uma só pessoa que “cuida” das interações de uma determinada mídia social.


Fake Clique, Fake Like, Fake News – Isso Existe!

Podemos dizer que um clique falso é uma interação virtual não-legítima. Isto é, realizada não por um usuário ou cliente real, mas por alguém “comprado” ou por uma máquina.


Pois é… As fazendas de cliques são operadas de 2 formas distintas:


  1. Através de interação humana direta – clicando com o dedo mesmo

  2. Através do uso de bots e botnetsLeia aqui nosso artigo sobre esse tema!


Em alguns locais, o “operador” de cliques os faz manualmente, um a um. Os smartphones, às centenas, ficam dispostos numa parede.


Em outros, as telas e baterias dos dispositivos são arrancados, e os aparelhos são todos ligados a um computador central / servidor.


Desta maneira, fica mais “fácil” para o fraudador tornar as interações automáticas – usando comandos, batches e funções algorítmicas.


Humanos Agindo como Robôs...

Isso explica o que está acontecendo. São pessoas que dispõem de tempo, que não ligam se o que fazem é certo ou errado, e que ganham dinheiro pela quantidade de serviço.


Trata-se de uma ação repetitiva, monótona e que gera recompensa financeira pela quantidade de interações. Uma linha de produção de pequenos cliques ilegítimos…


Como uma máquina – programada para fazer tal atividade, pessoas agem como robôs e instrumentos, e são compradas para agir assim.


Oferecem seus serviços para atender a demanda de empresas, políticos e pessoas. Seja qual for a intenção/interesse. A programação é simples – clicar.


...e Robôs Imitando Ações Humanas

Como você pode ler em nosso artigo sobre Botnets, são redes de máquinas modificadas/infectadas e controladas por um Botmaster.


Essas máquinas executam funções previamente planejadas pelo executor, e que geram resultados específicos. O atacante explora vulnerabilidades.


No caso das fazendas de cliques, a vulnerabilidade é a facilidade de manipulação das contas em mídias sociais, e o objetivo é a distorção da realidade.


Os comandos enviados aos botnets visam simular o que um humano faz – dar curtidas, compartilhar mensagens, postar comentários, criar perfis falsos com más intenções...


Objetivo das Fazendas de Cliques

  • Aumentar o tráfego e acesso a websites, vídeos, plataformas e outros portais na web

  • Criar a falsa impressão de atividades e interações – que podem ser positivas ou negativas

  • Comprar seguidores e aumentar a visibilidade dos chamados “influenciadores” digitais

  • Simular engajamento nas redes sociais

  • Empresas que compram esse serviço geralmente visam aumentar sua influência e visibilidade

  • Amplificar / divulgar mensagens de cunho político – em especial na época de eleições



Malefícios e Maus Usos das Fazendas de Cliques

  • São usadas para disseminar desinformação e fake news

  • Podem provocar discórdias ou instigar ações/reações descabidas e não-pertinentes

  • Manipulam textos, imagens e vídeos para fins ilícitos e anti-éticos

  • Fazem uso indevido de compartilhamento de mensagens (shares)

  • Divulgam links de redirecionamento a websites maliciosos

  • Aumentam a quantidade de contas e perfis falsos nas mídias sociais

  • Contribuem para a precarização de mão-de-obra

  • Denigrem a credibilidade e legitimidade de avaliações e comentários nas plataformas

  • Enxurram o tráfego web usando botnets para automatização desse “serviço”


É Trabalho? É fraude? É enganação?

Na reportagem de Latham, as pessoas com quem ele conversou não sentiam que estavam trabalhando numa coisa obscura e ilegal…


Recebendo o equivalente a 1 centavo de dólar por clique, pensam que esse serviço é como um atalho, um facilitador, ou seja - só mais um trabalho – como qualquer outro.


Em seu livro “Beggar´s Honey”, Latham afirma:


“As pessoas, quando estão nas mídias sociais, não querem mais nada, além de atenção. - elas estão implorando por isso. E nessas mídias, nossa atenção vira um produto para anunciantes e comerciantes.”

Insights Importantes

Como vimos, o cenário não é bom, e as consequências são negativas. O uso de tecnologias e recursos digitais vem desenhando a imagem de um futuro obscuro e pérfido.


A acessibilidade à ferramentas de manipulação digital e o crescente uso de IA generativa estão virando ferramentas de decepção, manipulação e fraudes.


As fazendas de cliques podem ser consideradas como celeiros de interações de ludibriação. Não seria mais um ramo da Engenharia Social?…


NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!


2023 - Criado e Desenvolvido por TheWebGuardian - Blog Informativo sem fins lucrativos.

bottom of page