TikTok: O que Acontece nos Bastidores
- Time do TheWebGuardian
- 20 de mar.
- 4 min de leitura

Um dos APPS favoritos dos Teens
Você que tem criança (s) ou adolescente (s), deve (ou precisa) reparar em como eles (as) ficam totalmente alienados (as), com o pescoço pra baixo e os olhos vidrados no TikTok.
Imersos num mundinho paralelo – sem prestar atenção em você, nem em nada que se passa ao redor. Você foi o responsável por ingressá-lo (s) nesse mundo! Afinal, deu um smartphone.
Por isso mesmo, cabe a você a grande responsabilidade de saber o que seu(s) filhos (as) estão vendo e acessando na web. Afinal, quem paga as contas?! Você, ou eles?
Você conhece ou usa o TikTok?
É um aplicativo de mídia social para compartilhamento de vídeos curtos. Foi lançado em 2017 por uma empresa chinesa, e hoje tem 1,5 bilhões de usuários (1/3 são teens).
Para se cadastrar, você pode fornecer seu e-mail ou número de telefone. Pronto! Logo pode usar sua lista de contatos para encontrar “amigos” na plataforma.
Esse APP é mais conhecido pelos vídeos com músicas – onde os usuários gravam passos de dança. É aqui que alguém que quer aparecer e “viralizar” expõe seus vídeos.
Pisando em Ovos – Knock Knock no TikTok
Legal, os teens querem curtir, se divertir, dar risada, receber likes e curtidas, compartilhar e serem notados pelos amigos e contatos.
Tem uma parte bacana; uma outra nem tanto. O funcionamento da plataforma trabalha com certos aspectos que não vemos, nem temos noção:
Usa IA (Inteligência Artificial) para verificar o que o usuário geralmente busca, e assim poder fazer “recomendações” personalizadas (Feeds)
Para que se possa usá-lo, é preciso permitir o acesso à câmera e ao microfone de seu dispositivo
Se você grava um vídeo, a câmera captura “close-ups” do seu rosto
Permite enviar presentes virtuais usando a “moeda” do aplicativo
A comunicação não passa por nenhum tipo de criptografia – dessa forma tudo que se lê e que se envia é visível por todos - incluindo engenheiros sociais e malfeitores
Não é possível habilitar a Autenticação de Dois Fatores
Seus Dados Pessoais não são só Seus
Logicamente, ao se cadastrar, você já informou seu e-mail ou telefone. Só com isso, tem gente que consegue fazer estragos.
Mas vamos lá, confira o que fica “em posse” e à disposição da plataforma (sem você saber):
Dados como o seu país, endereço de internet (IP) e o dispositivo que está usando
Todo e qualquer conteúdo (texto, vídeo, etc) que você envia nas suas mensagens
O histórico dos vídeos que você assistiu, bem como o tempo que ficou logado
Além disso, se você não bloquear o acesso e consentir, o TikTok irá guardar dados sobre:
Localização
Contatos telefônicos e outras conexões em redes sociais
Informações de pagamento
Teoria e Regras são 1 Coisa – Na Prática não é bem Assim…
Note que estamos falando especificamente do TikTok. Mas sabemos que a maioria dos APPs solicita acesso à recursos do dispositivo que não são necessários.
Nós é que temos preguiça ou não sabemos fazer as restrições e bloqueios necessários.
A gente instala um monte de treco, que ocupa espaço, sem nos darmos ao trabalho de pensar ou levar em consideração nossa própria segurança.
Como a maioria dos APPs (Facebook e Instagram incluídos), o TikTok exige que o usuário tenha no mínimo 13 anos de idade para se cadastrar. OK.
Quando se é “de menor” – ou seja, menos de 18 anos, é preciso consentimento/autorização dos pais para se cadastrar. Beleza.
Mas, assim como é tão fácil colocarmos uma foto nossa de 10 anos atrás na foto de perfil (sem rugas e todo “bonitinho”) kkk, é mais fácil ainda inserir uma data de nascimento “falsificada”.
Arapucas pra Você usar a Cuca!
Estamos alertando principalmente você – que tem filho (a) (s). Por quê? Porque, além de você precisar cuidar de si mesmo, é responsável por outro (s).
Além de ficar atento e antenado com a realidade das ameaças e problemas, cabe a você explicar, orientar, ficar no pé e muitas vezes dizer não e restringir.
Veja o que pode acontecer se houver acesso irrestrito e não-supervisionado aos APPs de mídias sociais, em especial o TikTok:
Exposição à conteúdos adultos e/ou ofensivos: palavrões, pornografia, aliciação, letras de música vulgares e/ou preconceituosas, manipulação política – imagine que lá vale tudo, e tem de tudo lá…
Seu perfil é público por padrão. Ou seja – se você não alterar as configurações, TUDO pode ser visto por TODOS, sem filtros. Viva o “domínio público”!
Se você não alterar o perfil público, você irá receber mensagens de completos estranhos – todos podem te achar e te enviar o que bem desejam.
Recursos Parentais à Disposição
Após questionamentos e muita argumentação sobre questões de privacidade e segurança de dados, a plataforma inseriu alguns recursos.
Se você quiser saber mais como funcionam e o que fazem, acesse o website oficial do aplicativo.
Bem-Estar Digital: configuração que limita tempo de acesso e restrições
Emparelhamento Familiar: permite vincular a(s) conta(s) dos pais à do(s) filho(a)(s)
Recomendações Básicas para Maior Privacidade
Evite deixar seus perfis “públicos”
Não se exponha – evite publicar fotos pessoais e de família
Restrinja suas mensagens apenas aqueles de confiança
Saiba que o Deepfake se utiliza de imagens disponíveis publicamente para criar conteúdo falso
Muitas informações disponibilizadas = facilitar o trabalho de malfeitores
Conheça e faça uso de controles parentais nas plataformas
NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!