Baixando Aplicativos - Dicas e Orientações
- Time do TheWebGuardian
- 10 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 31 de jan. de 2024

Quantidade não implica Qualidade
Você costuma baixar aplicativos direto no seu smartphone ou dispositivo? Um APP legal para editar fotos, um joguinho bacana...?
Com tantos aplicativos sendo criados e disponibilizados (muitos mal-intencionados), eles acabaram tornando-se uma grande fonte de problemas.
APPs são uma vertente para a instalação de malware no seu dispositivo, ou mesmo facilitadores de uma invasão.
A grande profusão de novos APPs faz com que criminosos cibernéticos tenham mais espaço para ação, e possam angariar mais vítimas em potencial.
Seguem algumas medidas para que você evite baixar aplicativos que podem lhe prejudicar. Leia com atenção e coloque em ação.
Medidas Preventivas na Hora de Instalar APPs
Baixe aplicativos somente de lojas oficiais. As lojas oficiais dos Sistemas Operacionais (Google, Apple, Microsoft) são mais seguras do que as plataformas não oficiais. Elas exigem que os desenvolvedores sigam normas e parâmetros de qualidade e segurança. É sabido, no entanto, que existem muitos aplicativos disponibilizados nas lojas oficiais que causam problemas. Tenha isso em mente. Porém, nas lojas oficiais, existem sistemas/canais de denúncia, que ajudam no monitoramento do conteúdo disponibilizado, assim como podemos ler os comentários do público. A fiscalização é mais rigorosa em lojas oficiais - o que é de grande ajuda, passando-nos mais segurança.
Mantenha seu dispositivo, sistemas operacionais e aplicações sempre atualizados – Isto garante maior segurança. Geralmente são aplicadas correções de vulnerabilidades, diminuindo os riscos. Se seu dispositivo não suporta uma versão de sistema operacional mais recente, é muito importante que instalar um Anti-vírus e/ou um scanner de malware
Cheque sempre as permissões – A grande maioria das pessoas não lê os contratos ou cláusulas de aceite online. No entanto, mesmo que você não o faça, uma maneira de evitar problemas é verificar quais permissões o aplicativo pede para funcionar no seu dispositivo. Alguns exemplos - como acesso à localização, lista de contatos, câmera, microfone, imagines ou documentos. É realmente necessário? Você pode escolher não compartilhar e restringir acessos e permissões. Aplicativos de bancos ou cartões de crédito costumam pedir acesso à localização - mas nesse caso trata-se de uma forma de detecção de fraudes. Agora, seu joguinho precisa de acesso à sua localização ou lista de contatos? Seu APP de calculadora precisa pedir acesso aos seus documentos para fazer cálculos matemáticos? Na dúvida, não faça o download. Antes prevenir do que remediar.
Cuidado com o que você compartilha nas mídias sociais – Considere os riscos de expor detalhes da sua vida - como nomes de familiares, fotos do carro com placa ou dos seus filhos... Muitos aplicativos funcionam com integração com mídias sociais - ou seja, você está dando acesso ao que está no seu perfil. Uma vez concedido acesso, o estrago está feito.
Não repita senhas - crie uma senha diferente para cada novo cadastro e serviço. Ela precisa ser robusta - Siga nossas dicas! O uso de senhas fortes é a ação mais simples - porém muito poderosa, que você pode fazer para aumentar a segurança online. Não negligencie essa informação.
Aplicativos que não Devem ser Baixados / Instalados
Alguns tipos de APPs são suspeitos, e sua instalação deve ser evitada a todo custo. O menos é mais hoje em dia. Evite se complicar:
APKs craqueados - provenientes de sites não oficiais, ou seja, que não estão nas lojas oficiais Apple, Google ou Microsoft
Aplicativos suspeitos / duvidosos
Aplicativos com períodos de testes abusivos
Anti-virus de desenvolvedores desconhecidos
Aplicativos que prometem ganho financeiro
Aplicativos que dizem “liberar memória”
Aplicativos de monitoramento de ciclo menstrual
Aplicativos repetidos - o que é isso? Seu celular já tem funções nativas. Para quê instalar um outro aplicativo?
NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!