top of page

Acessando APPs fora de Casa – Fique Alerta!

Atualizado: 6 de nov. de 2024


Acessando APPs fora de Casa – Fique Alerta!

Imagine a seguinte situação: Você está num café ou num supermercado, usando uma conexão Wi-Fi que você não sabe se é segura. Esse é um cenário cada vez mais comum em nosso dia-a-dia.


Você quer acessar sua conta para checar o saldo, ou usar um aplicativo no qual você tem que digitar o nome de usuário e sua senha.


É aí que um malfeitor pode fazer estrago... Ele consegue acesso não-autorizado aos dados compartilhados pela rede Wi-Fi disponibilizada pelo café ou mercado.


Usando diversas técnicas de hackeamento, o malfeitor consegue interceptar as informações enviadas pelo seu celular, notebook, ou qualquer outro dispositivo conectado à rede wireless...


Mas o Wi-Fi é assim tão Vulnerável?

Sempre devemos levar em consideração a questão da segurança quando tratamos de redes wireless, em especial as empresas e os Profissionais da área.


No entanto, o usuário comum vê a conectividade via Wi-Fi como uma conveniência, deixando de questionar ou preocupar-se com os aspectos de segurança.


O Wi-Fi usa ondas públicas de rádio. As faixas de frequência 2.4GHz, 5GHz e 6GHz – reservadas para comunicação via Wi-Fi, são compartilhadas com outras tecnologias - como o Bluetooth.


Outros problemas podem acontecer porquê as configurações de dispositivos Wi-Fi são bem conhecidas, além de serem publicadas e compartilhadas publicamente.


Isso torna o Wi-Fi extremamente vulnerável a colisões e congestionamento. E o crescente uso dessa tecnologia aumentou significativamente a superfície de ataques cibernéticos.


Ataques Cibernéticos à Redes sem Fio

Em um próximo Post, vamos conhecer os tipos de ataques mais comuns feitos às redes wireless. Eles são conhecidos como “Man in the Middle” ou “On-Path”, e têm variantes.


Proteja-se de um Risco Real

Sabendo agora do risco e do perigo de usar Wi-Fi público, sugerimos uma mudança de atitude – com ações simples e que não oneram (aliás, podem te livrar de prejuízos financeiros):


  • Se precisar usar aplicativos importantes (que contêm informações sensíveis ou realizam transações financeiras), pense de novo: Você realmente precisa fazer isso agora?

  • Sempre é mais seguro usar a internet de sua residência (afinal, você usa uma senha forte e faz uma conexão autenticada), não é mesmo?!

  • Evite utilizar aplicativos que contêm informações pessoais em lugares públicos e desconhecidos

  • Assuma que fora de sua casa ou de seu ambiente de trabalho, toda rede é insegura

  • Não assuma riscos desnecessários - A situação atual infelizmente não permite que sejamos tranquilos e despreocupados. Todo cuidado é pouco.


NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!

2023 - Criado e Desenvolvido por TheWebGuardian - Blog Informativo sem fins lucrativos.

bottom of page