top of page

Data Mining: Saiba como seus Dados estão sendo Explorados


Data Mining: Saiba como seus Dados estão sendo Explorados

Muito mudou em pouco Tempo

Você nasceu na década de 90? Então é considerado um nativo da era digital. Poucas transformações no mundo ocorreram de forma tão rápida e expressiva quanto aquelas impulsionadas pela internet.


Em pouco mais de uma década, impérios foram construídos sob o domínio da tecnologia da informação.


Empresas digitais como Google, Amazon e Facebook se tornaram motores de inovação e são alimentadas com um valioso combustível chamado “dados”.


A sociedade mudou, interagimos através de uma rede online e construímos relacionamentos virtuais com nossos familiares e colegas.


Fomos bombardeados com todo tipo de dispositivos “conectáveis”, e o smartphone é o preferido – por muitos tido como indispensável.


Volume, Variedade e Velocidade na Geração de Dados

Em nosso Blog, salientamos constantemente que seus dados são um bem valioso e que precisam ser resguardados.


E as empresas/organizações tratam esses dados como se fossem um produto.


Esse crescimento na utilização de tecnologias capazes de gerar e movimentar dados que transpõem fronteiras continentais representa o surgimento do termo Big Data – leia nosso artigo aqui!


Tudo isso tem a ver com a evolução baseada em demanda, volume e complexidade dos dados.


A principal meta do Big Data gerar valor – usando esses dados para auxiliar na tomada de decisões, reduzir riscos e criar novas oportunidades, dentre outros.


Os Rastros que Deixamos

Na era da informação, as pessoas passaram de receptoras para emissoras de conteúdo, inundando as plataformas de dados. Ao navegar pela rede, deixamos um rastro digital com informações importantes:

  • Geolocalização

  • Como consumimos os produtos, mídias e conteúdo

  • Como tomamos as decisões de compras

  • Como influenciamos nossa rede de relacionamentos

  • Porque escolhemos e/ou preferimos determinadas marcas


Panorama de Atividades via Internet

Dê uma olhada nesse infográfico, produzido pela DOMO. Ele representa a quantidade de dados gerados a cada minuto em 2022.



quantidade de dados gerados a cada minuto em 2022


Data Mining: O que é a Mineração de Dados?

Na atualidade, 80% dos dados gerados são considerados não-estruturados. São gerados por mensagens de e-mails, mídias sociais, documentos  e arquivos eletrônicos/digitais, vídeos e imagens, sensores, etc.


O Data Mining é uma das principais etapas do processo de descoberta do valor da informação sobre uma grande quantidade de dados armazenados nas bases de dados.


Essa mineração pode ser feita com quaisquer tipos de dados, através do uso de algoritmos. Esse processo tem 3 fases:

  1. exploração dos dados

  2. construção de padrões

  3. verificação/validação das informações.


Outras técnicas/tecnologias que auxiliam no Data Mining são modelos estatísticos e probabilísticos e o Machine Learning (“Aprendizado de Máquinas”), que usam as chamadas “redes neurais”.


O Papel dos Mecanismos de Busca

Estamos acostumados a fazer pesquisas no Google, Bing e no Yahoo. Esses “buscadores” – conhecidos como “Search Engines”, fazem uso intenso da mineração de dados.


O Data Mining é parte intrínseca do Business Intelligence. A criação do conhecido SEO (Otimização das Máquinas de Busca) é resultado dessa necessidade de priorizar conteúdos disponíveis.


Novas Vertentes da Mineração de Dados

O Text Mining começou devido ao gigantesco numero de dados gerados por aplicativos. O Opinion Mining é baseado em infos das redes sociais e comportamento dos usuarios.


As redes sociais estão gerando tantos dados, que trabalha-se hoje com Análise de Sentimentos.


Nos tornamos somente mais um dentro das plataformas de e-commerce. Perdeu-se a personalização nos atendimentos e vendas. Foi usada na campanha de eleição de Barack Obama.


NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!


2023 - Criado e Desenvolvido por TheWebGuardian - Blog Informativo sem fins lucrativos.

bottom of page