top of page

CyberSegurança: Brasil é o Segundo País mais Suscetível a Ataques de Hackers


CyberSegurança: Brasil é o Segundo País mais Suscetível a Ataques de Hackers

Só Atrás dos E.U.A.


Um relatório recente da Trend Micro - empresa líder em soluções de CyberSegurança, revela que o Brasil ocupa a segunda posição entre os países mais suscetíveis a ataques de hackers em todo o mundo.


De acordo com os dados dessa pesquisa, somente os Estados Unidos registraram um número maior de ameaças bloqueadas durante o primeiro semestre de 2023.


São dados alarmantes e temíveis! Indicativos de que os ataques se intensificam onde os cybercriminosos encontram mais facilidades e brechas.


É Preciso Reagir Rápido


Conforme a Trend Micro, aproximadamente 85,6 bilhões de ameaças foram neutralizadas globalmente durante o período analisado, representando 59% do total registrado em 2022.


Estados Unidos, Brasil e Índia destacam-se como os principais alvos de ataques hackers. Abaixo o comentário de César Cândido - Diretor Geral da Trend Micro Brasil


“Desde 2013, o Brasil mantém sua posição como principal alvo na América Latina e está entre os países mais visados por criminosos digitais em escala global.
Para fortalecer os níveis de proteção, torna-se crucial que organizações e empresas adotem soluções de segurança em multicamadas, ampliando assim a visibilidade e detecção de comportamentos suspeitos, além de garantir respostas rápidas diante de possíveis invasões.”


Vetores de Ataque e Setores Mais Visados


O relatório também destaca que os arquivos maliciosos foram o principal vetor de ação dos criminosos neste semestre, totalizando 45,9 bilhões de ataques.

Isso representa 53,6% do total de bloqueios efetuados pela empresa no primeiro semestre de 2023.

A indústria emergiu como o principal alvo dos hackers durante o período, registrando mais de 10 bilhões de ataques.

Logo em seguida, vem os setores de saúde (9,7 bilhões), tecnologia (9,5 bilhões), varejo (7,8 bilhões) e governo (6,4 bilhões).

A tática de investidas por e-mail também foi amplamente empregada pelos criminosos cibernéticos, totalizando mais de 37 bilhões (43%) de ofensivas maliciosas no semestre.

Os Estados Unidos lideraram como o país mais atacado por essa estratégia - seguidos por China, Holanda, França e Rússia.

Alvos Preferidos dos Hackers


Além de direcionar seus ataques aos usuários comuns, os hackers buscam invadir sistemas de grandes empresas e até mesmo residências equipadas com dispositivos inteligentes.

O Ransomware - uma das estratégias mais comuns, registrou quase 6,7 milhões de casos no primeiro semestre de 2023, de acordo com o relatório.

No cenário desse tipo de golpe, os hackers "sequestram" dados pessoais e informações cruciais, especialmente de empresas, exigindo um resgate em dinheiro ou criptomoedas.

No primeiro semestre de 2023, os setores bancário, varejista e de transporte foram os mais impactados por esses ataques - com uma incidência significativa na Turquia, Estados Unidos e Japão.

O estudo também destacou que os principais alvos das campanhas de malware foram os setores governamental e industrial, totalizando cerca de 145 mil registros cada.

Em seguida, as áreas de saúde (124.300), educação (101.400) e tecnologia (89 mil). Estados Unidos, Japão e Itália lideraram em número de casos.

Essas informações foram divulgadas pela revista Exame. Com base nesses dados, importante salientar e reforçar que tomemos todas as medidas preventivas de proteção.


NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!

2023 - Criado e Desenvolvido por TheWebGuardian - Blog Informativo sem fins lucrativos.

bottom of page