top of page

Alerta - Fraudes e Extorsões Impunes e à Vista de Todos

Atualizado: 20 de mar.


Alerta - Fraudes e Extorsões Impunes e à Vista de Todos

Na Web é Tudo Farsa...


Já tivemos uma época de inocência. Já houve um tempo em que éramos crédulos. Isso foi antes – quando a internet era novidade e tudo era tão empolgante – e bem mais simples!


Nossa primeira conta de e-mail! Era nosso nome mesmo, e a senha era “blá-blá”. Pra ficar mais fácil, a gente usava a mesma senha pra tudo.


No entanto, como não existiam as redes sociais, nossa foto, nosso CV e nossos dados eram enviados só para quem devíamos mandar.


Não havia (ou não víamos) motivos para nos fazer passar por outros. Aquele e-mail, aquele site, aquela senha era o que provava que a gente era a gente mesmo – incontestável.


E Agora, o Crime nem se Disfarça


Pois é… Agora temos que ter uma seção especial “Ameaças, Golpes e Fraudes” no Blog. E aqui vem mais um artigo sobre cybercriminosos “cara-de-pau”.


O intuito não é fazer “propaganda” de um grupo criminoso – muito pelo contrário, é para alertar sobre os perigos de perfis falsos e das atividades ilícitas nas mídias sociais.


Yahoo Boys e seus Crimes Online


Este conjunto de malfeitores se originou na África (Nigéria) e atua com fraudes, abrindo literalmente dezenas de contas no Facebook, Whatsapp, Telegram, TikTok e YouTube.


Há mais de 200 mil outros farsantes (seguidores) os alavancando. Foram descobertas 12 contas deles no Whatsapp, 10 no Telegram, 20 no TikTok, 12 no YouTube e 16 no Facebook.


Eles também publicam scripts maliciosos na plataforma de compartilhamento de arquivos chamada Scribd.


Não é um grupo, mas milhares de fraudadores que trabalham sozinhos ou em grupos.


De Onde está Vindo o Dinheiro Sujo?


Não fazendo nem esforço para mascarar seus nomes ou atividades, esta escória consegue dar prejus de centenas de milhões de dólares ao ano.


Algumas de suas fraudes – mais especificamente a extorsão sexual (sextortion), já levou pessoas a cometerem suicídio.


  • Eles não se escondem e compartilham vídeos “ensinando” como fraudar as pessoas

  • Divulgam passo-a-passo de como praticar chantagens (blackmail)

  • Ensinam deliberadamente a cometer fraudes de extorsão sexual (“sextortion”)

  • Vendem álbuns com milhares de fotos alheias, para construção de “personas”

  • Revendem cartões SIM roubados

  • Enviam mensagens ofensivas para pessoas que têm contas em Sites de Relacionamento

  • Ensinam como abrir contas falsas em mídias sociais

  • Enviam “presentes” às vítimas – como flores ou comida por delivery

  • Criam imagens de nus falsos usando Inteligência Artificial

  • Fazem chamadas de vídeo em tempo real usando Deepfakes

  • A grande maioria dos golpes é feita usando o próprio celular do meliante


O que pode haver de mais podre, desvirtuado e ilícito está disponível para qualquer um nas redes.


Sem banimentos, sem restrições ou punições…


Como se Pronunciam as Mídias Sociais?


Este artigo é baseado num post da “Wired”, responsável pela identificação das contas do Yahoo Boys, e também por entrar em contato com essas mídias sociais.


Estas foram informadas sobre as atividades criminosas publicadas nas plataformas, e foi solicitada a exclusão das contas.


Várias contas foram removidas. No entanto, pouco tempo depois, apareceram mais outras dezenas – em todas as plataformas.


Eis o que diz Al Tolan - um porta-voz da Meta:


Deliberadamente explorar outros por dinheiro é contra nossas políticas, e tomamos ação quando ficamos a par. Investimos em tecnologia e colaboramos com autoridades policiais, para que os fraudadores sejam processados. Também compartilhamos dicas de como as pessoas podem se proteger, proteger suas contas e evitar cair em golpes.


Falou, falou, e não disse nada! Segundo o Analista de Inteligência Paul Raffile – que está rastreando as atividades dos atacantes “eles estão agindo impunemente porque acham que nunca serão pegos”.


A Importância de Denunciar


Como estudiosos e atuantes na divulgação e compartilhamento de dicas de Segurança Cibernética, não devemos ficar alheios à situação.


O número de crimes cibernéticos não irá diminuir, assim como não vai deixar de aumentar o número de pessoas conectadas e usuários dos serviços e plataformas (vítimas em potencial).


Temos que aguçar nossa visão, filtrar melhor os conteúdos e ficar mais alertas e desconfiados de tudo. Ter uma postura mais intransigente, como diz Raffile:


“Está na hora de vermos o Yahoo Boys como uma organização perigosa, um grupo transnacional de crime organizado, e identificá-los dessa maneira.”

Se você usa mídias sociais e se deparar com post, videos ou conteúdo malicioso, de caráter ilegal e criminoso, entre com contato com a plataforma e denuncie.


Fazer que não se vê é escolher não enxergar a realidade, um tipo de omissão. Denunciar soa drástico, mas é uma forma de evitar que criminosos permaneçam ocultos e impunes.


NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!


2023 - Criado e Desenvolvido por TheWebGuardian - Blog Informativo sem fins lucrativos.

bottom of page