Alerta - Fraudes e Extorsões Impunes e à Vista de Todos
- Time do TheWebGuardian
- 7 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de mar.

Na Web é Tudo Farsa...
Já tivemos uma época de inocência. Já houve um tempo em que éramos crédulos. Isso foi antes – quando a internet era novidade e tudo era tão empolgante – e bem mais simples!
Nossa primeira conta de e-mail! Era nosso nome mesmo, e a senha era “blá-blá”. Pra ficar mais fácil, a gente usava a mesma senha pra tudo.
No entanto, como não existiam as redes sociais, nossa foto, nosso CV e nossos dados eram enviados só para quem devíamos mandar.
Não havia (ou não víamos) motivos para nos fazer passar por outros. Aquele e-mail, aquele site, aquela senha era o que provava que a gente era a gente mesmo – incontestável.
… E Agora, o Crime nem se Disfarça
Pois é… Agora temos que ter uma seção especial “Ameaças, Golpes e Fraudes” no Blog. E aqui vem mais um artigo sobre cybercriminosos “cara-de-pau”.
O intuito não é fazer “propaganda” de um grupo criminoso – muito pelo contrário, é para alertar sobre os perigos de perfis falsos e das atividades ilícitas nas mídias sociais.
Yahoo Boys e seus Crimes Online
Este conjunto de malfeitores se originou na África (Nigéria) e atua com fraudes, abrindo literalmente dezenas de contas no Facebook, Whatsapp, Telegram, TikTok e YouTube.
Há mais de 200 mil outros farsantes (seguidores) os alavancando. Foram descobertas 12 contas deles no Whatsapp, 10 no Telegram, 20 no TikTok, 12 no YouTube e 16 no Facebook.
Eles também publicam scripts maliciosos na plataforma de compartilhamento de arquivos chamada Scribd.
Não é um grupo, mas milhares de fraudadores que trabalham sozinhos ou em grupos.
De Onde está Vindo o Dinheiro Sujo?
Não fazendo nem esforço para mascarar seus nomes ou atividades, esta escória consegue dar prejus de centenas de milhões de dólares ao ano.
Algumas de suas fraudes – mais especificamente a extorsão sexual (sextortion), já levou pessoas a cometerem suicídio.
Eles não se escondem e compartilham vídeos “ensinando” como fraudar as pessoas
Divulgam passo-a-passo de como praticar chantagens (blackmail)
Ensinam deliberadamente a cometer fraudes de extorsão sexual (“sextortion”)
Vendem álbuns com milhares de fotos alheias, para construção de “personas”
Revendem cartões SIM roubados
Enviam mensagens ofensivas para pessoas que têm contas em Sites de Relacionamento
Ensinam como abrir contas falsas em mídias sociais
Enviam “presentes” às vítimas – como flores ou comida por delivery
Criam imagens de nus falsos usando Inteligência Artificial
Fazem chamadas de vídeo em tempo real usando Deepfakes
A grande maioria dos golpes é feita usando o próprio celular do meliante
O que pode haver de mais podre, desvirtuado e ilícito está disponível para qualquer um nas redes.
Sem banimentos, sem restrições ou punições…
Como se Pronunciam as Mídias Sociais?
Este artigo é baseado num post da “Wired”, responsável pela identificação das contas do Yahoo Boys, e também por entrar em contato com essas mídias sociais.
Estas foram informadas sobre as atividades criminosas publicadas nas plataformas, e foi solicitada a exclusão das contas.
Várias contas foram removidas. No entanto, pouco tempo depois, apareceram mais outras dezenas – em todas as plataformas.
Eis o que diz Al Tolan - um porta-voz da Meta:
“Deliberadamente explorar outros por dinheiro é contra nossas políticas, e tomamos ação quando ficamos a par. Investimos em tecnologia e colaboramos com autoridades policiais, para que os fraudadores sejam processados. Também compartilhamos dicas de como as pessoas podem se proteger, proteger suas contas e evitar cair em golpes.”
Falou, falou, e não disse nada! Segundo o Analista de Inteligência Paul Raffile – que está rastreando as atividades dos atacantes “eles estão agindo impunemente porque acham que nunca serão pegos”.
A Importância de Denunciar
Como estudiosos e atuantes na divulgação e compartilhamento de dicas de Segurança Cibernética, não devemos ficar alheios à situação.
O número de crimes cibernéticos não irá diminuir, assim como não vai deixar de aumentar o número de pessoas conectadas e usuários dos serviços e plataformas (vítimas em potencial).
Temos que aguçar nossa visão, filtrar melhor os conteúdos e ficar mais alertas e desconfiados de tudo. Ter uma postura mais intransigente, como diz Raffile:
“Está na hora de vermos o Yahoo Boys como uma organização perigosa, um grupo transnacional de crime organizado, e identificá-los dessa maneira.”
Se você usa mídias sociais e se deparar com post, videos ou conteúdo malicioso, de caráter ilegal e criminoso, entre com contato com a plataforma e denuncie.
Fazer que não se vê é escolher não enxergar a realidade, um tipo de omissão. Denunciar soa drástico, mas é uma forma de evitar que criminosos permaneçam ocultos e impunes.
NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!