Seu Celular está sendo Espionado? Como Saber e o que Fazer
- Time do TheWebGuardian
- 16 de set. de 2024
- 3 min de leitura

Tudo Começa na Facilidade
Quando a internet surgiu, eram poucos os websites disponíveis para o público. Ela era mais usada dentro das empresas, para comunicação interna.
Websites eram criados com linguagens de programação. Com o surgimento de plataformas mais amigáveis, empresas e free-lancers começaram a inundar a internet com portais/websites.
Hoje a moda são os APPs – até a “vendinha da esquina” monta seu APP, e muitos “viraram” web developers ou dizem ser desenvolvedores web.
Nas lojas de aplicativos, encontramos milhares de APPs – uns com serventia, outros que são mais uma tralha comendo o espaço de armazenamento do smartphone.
Um Download pode se Tornar um “Heavy Load”
Está tão fácil “baixar” tranqueiras, que vamos baixando, sem sequer nos dar o trabalho de pesquisar, ler as avaliações ou verificar a fonte dos arquivos.
Isto está se tornando um grande problema – uma “Carga Pesada”. Por descuido e falta de filtragem das coisas que instalamos, o risco de algo malicioso vir “como brinde” é muito alto.
Aplicativos Espiões
Você deve saber que quando se instala um APP, ele “pede” permissão para acessar diversos recursos de seu celular - como Câmera, Localização, Contatos, etc.
Você consegue bloquear algumas permissões – afinal para quê um APP de delivery precisa de acesso à câmera?! Isto se faz manualmente, aplicativo por aplicativo.
É bom estar ciente que muitos APPs são construídos propositalmente para espionar smartphones.
Eles são desenvolvidos com malwares, que são difíceis de serem detectados pelo usuário.
Muitas vezes o nome do APP imita algum aplicativo conhecido. Se todas as permissões estão ativadas, o malfeitor consegue ver seus dados e/ou ter acesso remoto aos recursos.
Além disso, fica mais fácil para o atacante fazer o SIM Swap, o Spoofing de Identificação de Chamada (Caller ID Spoofing) e outros golpes cibernéticos.
Identificando Possíveis APPs Espiões
Antes de fazer qualquer procedimento no smartphone, preste atenção ao funcionamento do aparelho e a alguns indícios de que pode estar sendo espionado:
A bateria está gastando muito rápido, ou mais rápido que o normal?
O Bluetooth ou o 4G/5G estão sendo ativados sem sua interferência/escolha?
O consumo de dados aumentou de forma significativa?
Caso tenha notado a ocorrência de algum desses itens, há probabilidade de que algum malware espião tenha contaminado seu smartphone.
Procedimentos de Averiguação
Abaixo estão os passos para que você verifique se seu smartphone está com aplicativos “estranhos” instalados.
Faça essa verificação sempre que baixar um novo aplicativo:
Verifique no Menu “Configurações” (sistemas Android) e no Menu “Ajustes” (sistemas IoS) se você reconhece todos os aplicativos que aparecem na lista
Um a um, confira quais APPs estão com quais permissões ativadas e quais estão bloqueadas – Especialmente aqueles que estão com permissão de acesso à localização, câmera, fotos e contatos
Se perceber que existe um APP que você não tenha feito o download, desinstale-o imediatamente.
Como Evitar Instalação de APPs Maliciosos
Desconfie sempre, e aja com cautela: não clique em links ou instale programas enviados por outras pessoas (principalmente desconhecidas)
Faça as verificações necessárias, certificando-se de que o arquivo / link / aplicativo é seguro
Não empreste seu celular para ninguém, e não o deixe “largado” por aí
Configure o aparelho com alguma medida de segurança: desbloqueio usando senha, PIN, padrão etc
Baixe APPs somente nas lojas oficiais – e não esqueça de ler as informações, avaliações, número de downloads, permissões requeridas, etc
Recomendamos que instale um bom software Anti-Virus no seu smartphone – Faça verificações periódicas
Utilize os recursos de segurança disponíveis no seu smartphone e nos softwares Anti-Virus a seu favor – Conheça as configurações e use da melhor forma
Se possível, mantenha suas infos e APPs pessoais e de trabalho separados – isso evita que tudo “desmorone” ao mesmo tempo, em caso de ataques
Quando possível, deixe seu celular desconectado da internet (desligue a conexão Wi-Fi). E evite usar redes sem fio públicas
NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!