Inteligência Artificial - O que É, Como Funciona e Principais Usos
- Time do TheWebGuardian
- 12 de dez. de 2023
- 2 min de leitura

Cérebro Humano e Inteligências Artificiais
Consideremos que o cérebro humano é como um disco rígido de um computador: um dispositivo físico, que funciona através de cargas elétricas (impulsos), dividido em setores - como as partições de um computador.
Cada setor é responsável por determinadas funções, recebendo estímulos e reenviando-os a uma rede de neurônios, que reagem conforme esses estímulos.
Essa é uma forma básica e simples de entender como a Inteligência Artificial é baseada num processo natural de recebimento de dados, de sua interpretação (transformando dados em informação) e da ação pertinente que vai gerar um resultado.
Porquê Não Somos (nem seremos) Máquinas
Um diferença fundamental entre um humano e uma IA é que nosso cérebro é “influenciado” por substâncias químicas/hormônios - como a dopamina, serotonina e endorfina, através dos neurotransmissores.
Outra diferença é que somos suscetíveis a mudanças de estados emocionais, que geram aumento/diminuição de certos hormônios, e resultam em ações e reações “fora do padrão”.
Um computador não tem emoções, não fica ofendido, não entra em depressão... Ele consegue aprender com entrada de dados, reconhecimento de padrões e algoritmos.
Diferença entre Dados, Informação e Conhecimento
Dados são simplesmente números ou uma sequência de estímulos que são gerados/recebidos. Um dado é o menor elemento quantificável, isto é, que pode ser contado ou medido.
Um nome ou um número é um dado. Dados não envolvem coisas abstratas - isto quer dizer que não se pode quantificar um sentimento, impressão, emoção, etc.
Dados se tornam informações a partir do momento em que passam a fazer parte de um contexto/situação - quando se adiciona um significado.
Informação são dados que foram organizados e que fazem sentido. Dados são armazenados. A informação se refere ao significado daquilo que foi armazenado.

Já o conhecimento é um conjunto de informações que levam ao processo de raciocínio - ao pensamento lógico. Aqui começa-se a separar o verdadeiro do falso (discernimento).
Inteligência Artificial e Machine Learning
Estas são duas tecnologias relacionadas. Elas permitem que sistemas entendam informações e ajam de maneira similar a um ser humano.
A Inteligência Artificial adquire e aplica conhecimentos, com o objetivo de encontrar a melhor solução ou ação a ser tomada face a um problema.
O Aprendizado de Máquinas (em inglês é “Machine Learning”) é um segmento da IA que aplica algoritmos à grandes quantidades de dados.
Este algoritmos têm a função de detectar padrões comuns nos dados, que podem ser usados para melhorar a performance do sistema.

Onde a Inteligência Artificial está sendo usada:
Em Firewalls Next-Generation
Sistemas de Gerenciamento de Segurança de Redes
Serviços disponíveis na Nuvem (Cloud-Based) - como anti-malwares
Em Cyber Segurança e detecção de novos padrões de malwares e prevenção de ameaças (Threat Prevention)
Softwares tipo SaaS (Software as a Service), como o Microsoft 365
APPs que utilizam Web 3.0
Aplicações Blockchain
Dispositivos IoT
Análise de Exames Médicos e Auxílio em Diagnósticos
Inteligência Artificial Hoje e no Futuro Próximo
Em breve, o TheWebGuardian publicará um novo Post sobre os desafios e os problemas que o uso de Inteligências Artificiais virá a causar.
Cadastre seu e-mail e fique ligado nas mais recentes informações sobre o mundo da internet e das novas tecnologias.
NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!