top of page

Golpes do PIX em 2025: Os Problemas e Nossas Dicas


Golpes do PIX em 2025: Os Problemas e Nossas Dicas

+ Popularidade = Vulnerabilidade


O PIX é o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros, mas sua popularidade também atrai criminosos que aplicam golpes digitais.


Por isso, é importante conhecer as fraudes conduzidas via PIX, para que possa garantir sua segurança em 2025.


Segundo pesquisa do Canaltech, o prejuízo médio em golpes do PIX é de R$ 2.100 - valor maior que o salário mínimo no Brasil (R$ 1.412).


As fraudes podem incluir vendas falsas de produtos e serviços, além de golpes de Engenharia Social - como a clonagem de números do WhatsApp. A seguir, veja alguns ataques comuns relacionados ao PIX.



1. Golpe do QR Code Falso (Quishing)


Um golpe comum envolve criar um QR Code falso para o pagamento do PIX. Dessa forma, o golpista pode direcionar o código para uma chave própria, e ficar com o dinheiro.


Isto está acontecendo em lojas online, ou em estabelecimentos que usam um código fixo.


Dicas:


  • Prefira digitar a chave PIX manualmente (evite escaneamento do código)

  • Evite comprar em lojas que usam QR Code temporário

  • Em lojas físicas, fique sempre atento, e observe se o QR Code parece meio borrado, ou que foi mal afixado no local

  • Devemos sempre ficar atentos a QR codes com fitas, adesivos etc

  • Na dúvida, não realize a transação. Procure o responsável pela loja e verifique/confira com ele

  • Para compras online, não faça o PIX se estiver em dúvida. Entre em contato com a empresa

    



2. Golpe do Whatsapp


O WhatsApp pode ser usado para diferentes fraudes e extorsões financeiras. Criminosos podem clonar contas de amigos, ou de pessoas próximas da vítima.


Geralmente entram em contato para pedir dinheiro, alegando alguma emergência.


A clonagem também pode envolver empresas, onde o perfil falso é usado para vender serviços que não existem.


Dica: Preste atenção nos números usados, e tente entrar em contato direto com a pessoa que teve o celular | conta clonada para fazer a verificação/confirmação adequada.



3. Compras e Sorteios Falsos


Descontos exagerados e promoções muito tentadoras podem acender um sinal de alerta: em alguns casos, podem se tratar de golpes online.


Criminosos podem criar páginas falsas, que simulam a identidade de uma marca famosa.


Ou podem entrar em contato para informar que você ganhou um prêmio - mas que você precisa pagar uma taxa para liberar a recompensa.


No caso das lojas falsas, é comum que os sites usem apenas o PIX como forma de pagamento, já que isso dificulta eventuais reembolsos.


Dicas: Procure confirmar a identidade da empresa | Antes de fazer qualquer compra, verifique se existem opções de pagamento com cartão ou boleto



4. Golpes da CNH e da Entrega dos Correios


Estes golpes ficaram populares em 2024, então é quase certo que novas versões apareçam este ano.


Uma mensagem SMS contendo um link informa que a pessoa precisa pagar uma taxa para liberar uma suposta encomenda retida nos Correios, ou regularizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Se a pessoa clicar no link, é direcionada a um site com identidade visual similar às das organizações responsáveis, onde um pagamento é exigido.


Temos também o golpe da mercadoria retida, onde se faz necessário pagar uma taxa.


Infelizmente as variações desses websites maliciosos são muitas, precisamos ficar muito atentos.


Em todos ele, o PIX é a única forma de pagamento disponível, o que força a vítima a acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED).


Se a pessoa fizer o pagamento, o dinheiro vai para uma conta laranja (do criminoso).



5. Golpes por Aproximação


Este ano provavelmente o PIX por aproximação será a novidade - já existem empresas testando a ferramenta. Este recurso – se utilizado de maneira positiva, agilizará bastante os pagamentos.


Entretanto podem acontecer problemas ou novos golpes podem ser “inventados” – temos que pensar em garantir nossa segurança.


Nos casos de cartões de débito e/ou crédito, os criminosos podem aproximar maquininhas sem o consentimento da vítima.


Os cartões que tem a opção de funcionarem por aproximação nos colocam em risco.


Temos também o golpe da maquininha falsa (os golpistas dizem que a aproximação não funciona).


Nestes casos, os golpistas pedem para que a vítima insira o cartão físico em uma maquininha capaz de clonar cartões, ou mesmo informar valores errados na tela.



6. Falsa Central Bancária


Neste caso, os golpistas entram em contato com a vítima via ligação telefônica ou mensagem, alegando serem da central de atendimento de um banco.


Eles falam sobre uma suposta compra falsa, ou de um problema urgente que precisa ser resolvido. Os golpistas pedem os dados de acesso da conta, dizendo que o problema será solucionado.


Por envolver valores muito altos e supostos assuntos urgentes, este golpe tem feito muitas vítimas. Porém as instituições bancárias nunca pedem dados sensíveis para seus clientes durante ligações.


Dicas: Em caso de dúvida, não informe quaisquer dados pessoais/bancários. Desligue o telefone. Acesse o website oficial do banco e procure informações legítimas de contato. Ou comunique-se diretamente com o banco/gerente da conta.



7. Golpe da Falsa Devolução


O Mecanismo Especial de Devolução (MED) é um recurso criado pelo Banco Central do Brasil para proteger possíveis vítimas de fraudes.


No entanto, também tem sido usado por golpistas para causar prejuízos financeiros.


No Golpe do PIX errado, a vítima recebe uma transferência. Logo essa vítima recebe um contato do golpista solicitando o valor transferido de volta.


O pagamento, no entanto, é feito para uma Chave PIX diferente. Daí os golpistas utilizam o MED para recuperar o dinheiro enviado.


Dica: Confirme atentamente os dados do PIX antes de fazer a devolução do valor.



8. Aplicativo de Pagamento Falso


Este golpe pode prejudicar muitos comerciantes. Criminosos usam um aplicativo malicioso, que simula a interface de um banco, e gera um comprovante falso de pagamento pelo PIX.


Neste caso, o comerciante não recebe o dinheiro da transação e o golpista ainda sai com o produto.


Torna-se primordial (infelizmente), sempre conferir se o valor entrou na conta, ou seja, confirmar o pagamento antes de liberar a pessoa.


Dicas: Esteja atento. Não se deixe intimidar com mensagens urgentes. Faça a validação de todas as transações e confira. O descuido, desespero e desinformação são nossos maiores inimigos.


FIQUE LIGADO: EM BREVE, VEM AÍ UM NOVO POST EXCLUSIVO!


2023 - Criado e Desenvolvido por TheWebGuardian - Blog Informativo sem fins lucrativos.

bottom of page