Golpe do PIX envolvendo Restituição do Imposto de Renda
- Time do TheWebGuardian
- 1 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Golpe da Restituição do Imposto de Renda
A declaração de IR já não é algo gostoso de se fazer – ainda mais com as tributações que aumentam todo ano. Algumas pessoas, no entanto, conseguem receber restituição.
Imposto pago a mais, ou cobrado indevidamente - deve ser restituído ao cidadão. E as pessoas querem receber rápido. É aí que golpistas arranjaram mais um jeito de lesar os outros.
Como Acontece o Golpe
Tendo já em mãos os nomes/contatos de contribuintes, os criminosos estão enviando via SMS uma mensagem solicitando um valor via PIX.
A alegação é de que, através desta transferência, o processo de recebimento da restituição será acelerado, ou que será feita a liberação do valor da restituição.
Disfarçando-se como a Receita Federal e Banco Central
Os golpistas usam o famoso “gov.br” para parecer legítimo. Em tom de urgência, a mensagem diz que o prazo para liberação da restituição “vence hoje”…
O SMS inclui um link. Se clicado, abre-se um site malicioso (imitando o site oficial), onde a pessoa é “solicitada” a preencher seus dados pessoais, para “comprovar sua identidade”…
Olha o perigo: Se alguém preencher o formulário, estará “dando” aos criminosos: CPF, senha do “Gov.br”, data de nascimento, nome da mãe, etc
O pior de tudo é que a pessoa (vítima) é solicitada a informar sua Chave PIX para que o valor (falsa restituição) seja transferido para sua conta.
Chegando ao limite do puro absurdo, os golpistas solicitam o pagamento de uma “taxa”, a fim de liberar o valor – em nome do também “falso” Banco Central.
Qual o Perigo deste Golpe?
Esta fraude se utiliza do senso de urgência – o que faz com que se desperte nas pessoas sensações de pressa, impulsividade, ansiedade e desatenção aos detalhes.
O criminoso, que já tinha seu nome e número de celular, agora está com mais dados sensíveis – ou seja, aumentou o seu “armamento” para fazer mais estragos.
Esses dados podem permitir com que o golpista acesse e/ou fraude todos os serviços da plataforma “gov.br” a que você tem acesso, mas agora se passando por você – pois ele tem a senha – fornecida no site falso pela própria vítima...
O que É Importante Saber para não Cair
Quando a pessoa faz a declaração, ela informa seus dados bancários para restituição. Portanto, ela não é transferida por intermediários - somente pela Receita Federal
Para que haja liberação do valor, não é cobrada nenhuma taxa. E a Receita Federal nunca envia links, não solicita dado algum – nem por SMS nem por e-mail
Além disso, fique atento à URL dos links – os do Governo sempre terminam com “gov.br”. Se o link tiver a palavra “gov”, mas terminar com “.com” e não com “.br” , é grande indício de fraude
Nunca clique em links suspeitos – é nosso “moto” no TheWebGuardian
Parece imbecil, mas talvez não seja – Se você não tem restituição a receber, tá na cara que é golpe. E, se tem, será depositada na conta que você informou na declaração. Ponto.
Contenha sua voracidade e pressa ao ler coisas nos seus dispositivos!
Atenção triplicada aos erros de digitação, gramática, números em lugar de letras e vice-versa
NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!