top of page

ADWARE – O Malware das Propagandas Indesejadas

Atualizado: 18 de abr. de 2024


ADWARE – O Malware das Propagandas Indesejadas

Já Aconteceu com Você?

Naquele belo dia, enquanto navegava na internet - na boa, começaram a surgir de repente dezenas de janelas Pop-Up na sua tela.


Do nada, um monte de anúncios com mensagens do tipo: “Parabéns! Você foi sorteado e ganhou um telefone! Clique Aqui!


Não nego que já aconteceu comigo. Fiquei que nem doido clicando nos “xizinhos” das janelas, e tentando entender que raio tinha acontecido.


Adware: Detonando uma Bomba de Anúncios

Adware é um tipo de software maligno (script) que nos bombardeia incessantemente com janelas de Pop-Up. É um dos muitos tipos de Malware. Conheça os tipos aqui!


Pop-Up são aqueles banners que normalmente aparecem na tela após tantos segundos ou após termos dado scroll-down na tela.


O grande perigo é que este tipo de malware pode coletar informações pessoais, rastrear os sites que você acessou, e até mesmo registrar tudo o que você digita! Acredite.


Caso isto esteja ocorrendo no seu dispositivo, é quase certo que este software maligno está “incubado” no sistema operacional da sua máquina.


Os Malefícios do Adware

Adwares fazem o navegador de “refém”, contaminando outras partes do sistema operacional, inundando-o com anúncios indesejados. Existem tipos diferentes de Adware:


Alguns são softwares grátis - financiados por anunciantes. Eles abrem janelas de Pop-Up ou são instalados na barra de ferramentas do navegador.


Podem até ser softwares legítimos, mas não deixam de ser irritantes. O Adware malicioso é muito semelhante ao Spyware - que é um software de espionagem maligno.


Qual o Propósito dos Adwares?

Os Adwares foram criados para gerar receita aos seus proprietários, que ganham dinheiro toda vez que você clica em um dos anúncios mostrados.


Conforme você navega, o Adware rastreia seus hábitos e comportamentos e, baseado nisso, apresenta anúncios atrativos e condizentes com seus interesses.


É importante salientar que o proprietário (anunciante) pode inclusive vender seu histórico de navegação para terceiros no “mercado negro”.


Como o Adware se Espalha?

Adwares podem ser instalados em seu dispositivo através do download de algum APP que você tenha feito. O malware vem “embutido” no programa de instalação.


Outra forma de contaminação é quando existe uma vulnerabilidade no navegador, e a mesma está sendo explorada. Isso é muito comum.


Adwares existem (e contaminam) todo tipo de dispositivos - sejam eles telefones celulares, tablets, PC´s, laptops, etc.


Em relação a sistemas operacionais, a maior incidência de Adwares ocorre no OS Android, já que existem muitos softwares “duvidosos” à disposição na web.


Como detectar um Adware?

  • Anúncios demais - Este é o sinal mais revelador de Adware

  • O navegador parece diferente, entrou com uma página inicial diferente da normal ou mesmo com algum plugin/extensão que você não instalou

  • Novos aplicativos ou programas aparecem sem que você os tenha baixado

  • A navegação fica mais lenta que o normal, inclusive causando travamentos inesperados

  • Sites que você acessa frequentemente parecem diferentes, ou você é redirecionado para outro site sem permissão


Oh oh, Acho que fui Infectado. E agora?

Caso suspeite que um Adware contaminou seu dispositivo, execute um escaneamento usando um APP Anti-Adware ou Anti-Malware para diagnosticar o problema.


Caso o Anti-Malware realmente detecte um Adware (ou outro script malicioso), será necessário ter uma boa ferramenta de remoção.

Existem várias - No seu mecanismo de busca preferido, digite “Melhores ferramentas de remoção de Adware”.

Porém, certifique-se antes de fazer o download do softwares em um site oficial. Verique a URL do site. Não faça downloads em sites de terceiros.

Uma vez escolhida, a ferramenta (software) realizará a remoção do Adware, e seu dispositivo voltará ao comportamento normal.

Como Impedir a Disseminação de Adware?

  • Faça regularmente a atualização do sistema operacional de seus dispositivos

  • Realize backups periódicos de arquivos importantes

  • Sempre utilize um bloqueador de anúncios confiável

  • Não clique em anúncios que sejam “bons demais para ser verdade”

  • Nunca clique em Pop-Ups coloridos, que alertam para algum problema na sua máquina, vírus detectado, versão gratuita do programa “X”, etc

  • Nunca acesse sites desconhecidos - tipo aqueles que a “Tia Maricota” indicou

  • Muito cuidado com compras online em sites desconhecidos. Na dúvida, não compre. A chance do “barato sair caro” é grande demais

  • Verifique e ajuste as Configurações de Privacidade do seu navegador

  • Último, mas não menos importante: Instale e use bons softwares Anti-Virus e Anti-Malware (eles não são a mesma coisa!)


NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!

2023 - Criado e Desenvolvido por TheWebGuardian - Blog Informativo sem fins lucrativos.

bottom of page