ADWARE – O Malware das Propagandas Indesejadas
- Time do TheWebGuardian
- 9 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de abr. de 2024

Já Aconteceu com Você?
Naquele belo dia, enquanto navegava na internet - na boa, começaram a surgir de repente dezenas de janelas Pop-Up na sua tela.
Do nada, um monte de anúncios com mensagens do tipo: “Parabéns! Você foi sorteado e ganhou um telefone! Clique Aqui!”
Não nego que já aconteceu comigo. Fiquei que nem doido clicando nos “xizinhos” das janelas, e tentando entender que raio tinha acontecido.
Adware: Detonando uma Bomba de Anúncios
Adware é um tipo de software maligno (script) que nos bombardeia incessantemente com janelas de Pop-Up. É um dos muitos tipos de Malware. Conheça os tipos aqui!
Pop-Up são aqueles banners que normalmente aparecem na tela após tantos segundos ou após termos dado scroll-down na tela.
O grande perigo é que este tipo de malware pode coletar informações pessoais, rastrear os sites que você acessou, e até mesmo registrar tudo o que você digita! Acredite.
Caso isto esteja ocorrendo no seu dispositivo, é quase certo que este software maligno está “incubado” no sistema operacional da sua máquina.
Os Malefícios do Adware
Adwares fazem o navegador de “refém”, contaminando outras partes do sistema operacional, inundando-o com anúncios indesejados. Existem tipos diferentes de Adware:
Alguns são softwares grátis - financiados por anunciantes. Eles abrem janelas de Pop-Up ou são instalados na barra de ferramentas do navegador.
Podem até ser softwares legítimos, mas não deixam de ser irritantes. O Adware malicioso é muito semelhante ao Spyware - que é um software de espionagem maligno.
Qual o Propósito dos Adwares?
Os Adwares foram criados para gerar receita aos seus proprietários, que ganham dinheiro toda vez que você clica em um dos anúncios mostrados.
Conforme você navega, o Adware rastreia seus hábitos e comportamentos e, baseado nisso, apresenta anúncios atrativos e condizentes com seus interesses.
É importante salientar que o proprietário (anunciante) pode inclusive vender seu histórico de navegação para terceiros no “mercado negro”.
Como o Adware se Espalha?
Adwares podem ser instalados em seu dispositivo através do download de algum APP que você tenha feito. O malware vem “embutido” no programa de instalação.
Outra forma de contaminação é quando existe uma vulnerabilidade no navegador, e a mesma está sendo explorada. Isso é muito comum.
Adwares existem (e contaminam) todo tipo de dispositivos - sejam eles telefones celulares, tablets, PC´s, laptops, etc.
Em relação a sistemas operacionais, a maior incidência de Adwares ocorre no OS Android, já que existem muitos softwares “duvidosos” à disposição na web.
Como detectar um Adware?
Anúncios demais - Este é o sinal mais revelador de Adware
O navegador parece diferente, entrou com uma página inicial diferente da normal ou mesmo com algum plugin/extensão que você não instalou
Novos aplicativos ou programas aparecem sem que você os tenha baixado
A navegação fica mais lenta que o normal, inclusive causando travamentos inesperados
Sites que você acessa frequentemente parecem diferentes, ou você é redirecionado para outro site sem permissão
Oh oh, Acho que fui Infectado. E agora?
Caso suspeite que um Adware contaminou seu dispositivo, execute um escaneamento usando um APP Anti-Adware ou Anti-Malware para diagnosticar o problema.
Caso o Anti-Malware realmente detecte um Adware (ou outro script malicioso), será necessário ter uma boa ferramenta de remoção.
Existem várias - No seu mecanismo de busca preferido, digite “Melhores ferramentas de remoção de Adware”.
Porém, certifique-se antes de fazer o download do softwares em um site oficial. Verique a URL do site. Não faça downloads em sites de terceiros.
Uma vez escolhida, a ferramenta (software) realizará a remoção do Adware, e seu dispositivo voltará ao comportamento normal.
Como Impedir a Disseminação de Adware?
Faça regularmente a atualização do sistema operacional de seus dispositivos
Realize backups periódicos de arquivos importantes
Sempre utilize um bloqueador de anúncios confiável
Não clique em anúncios que sejam “bons demais para ser verdade”
Nunca clique em Pop-Ups coloridos, que alertam para algum problema na sua máquina, vírus detectado, versão gratuita do programa “X”, etc
Nunca acesse sites desconhecidos - tipo aqueles que a “Tia Maricota” indicou
Muito cuidado com compras online em sites desconhecidos. Na dúvida, não compre. A chance do “barato sair caro” é grande demais
Verifique e ajuste as Configurações de Privacidade do seu navegador
Último, mas não menos importante: Instale e use bons softwares Anti-Virus e Anti-Malware (eles não são a mesma coisa!)
NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!