A Ameaça do “Gatonet” – Hackers em Ação
- Time do TheWebGuardian
- 10 de nov. de 2025
- 3 min de leitura

Operação Internacional contra Pirataria
O TheWebGuardian volta à ativa, relatando uma recente operação – iniciada em setembro de 2025 na Argentina, pela Aliança Contra a Pirataria Audiovisual (Alianza).
Vários “serviços” de streaming piratas – como o EPPI Cinema, DunaTV e MyFamily Cinema foram subitamente retirados do ar no dia 01 de Novembro de 2025.
A interrupção repentina de 30 plataformas ilegais gerou uma inundação de reclamações dos usuários em sites como “Reclame Aqui”.
Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), já foram apreendidos mais de 1,8 milhões de aparelhos não homologados de 2018 até 2025.
De acordo com informações disponíveis na web, a maioria dos servidores que forneciam serviços pirata de streaming estavam localizados na própria Argentina.
O que é TV Box e “Gatonet”?
TVBox são pequenos dispositivos que são conectados à TVs e que, utilizando-se do Wi-Fi, permitem acessar canais de streaming de vídeos e de outros conteúdos audio-visuais.
Funcionam como TVs por assinatura – onde paga-se mensal ou anualmente, para ter o direito de usufruir dos canais online/real-time.
Eles usam o protocolo de internet (IP), e têm um sistema operacional bastante simplório, similar ao Android, para fazer a transmissão de conteúdos digitais.
Porém estes aparelhos existem em formas homologadas pela ANATEL (como o Roku), ou são pirateados. Infelizmente estes últimos foram adquiridos por milhões de usuários.
Já o termo “Gato” é uma gíria (e prática) popular – que significa roubar energia elétrica de outrém, sem pagar pelo serviço.
Com o advento da internet, o “gato” ampliou sua área de atuação – roubando o sinal da conexão à internet, para distribuir ilegalmente conteúdos que precisariam ser pagos.
Isso Configura Crime?
Desviar ou retransmitir sinal de forma ilegal, e/ou oferecer serviços piratas é considerado crime, e é punível por lei.
Pessoas, grupos ou entidades que trabalham na retransmissão de sinais / canais pagos de forma ilegal respondem por crime organizado.
Segundo artigo da TecMundo, “a prática mais comum é a que utiliza o sistema de IPTV – que por si só não é considerado crime, mas pode vir a ser - conforme a atividade é realizada.”
Por quê a Homologação é Importante?
A ANATEL informa que a escolha e uso de dispositivos homologados garante a segurança do consumidor, restringe práticas ilícitas e combate a pirataria.
Dispositivos homologados são submetidos à testes de segurança e de proteção. É feita avaliação de conformidade, incluindo o espectro de radiofrequência.
Além disso, os aparelhos são submetidos à testes de vulnerabilidade cibernética – que possam permitir acesso indevido.
Um Virus à Espreita
Alguns TVBoxes piratas analisados na operação estavam infectados pelo virus “BadBox 2.0”. Este virus foi descoberto em abril deste ano.
Como era de se esperar, o Brasil é o país com maior quantidade de TVBoxes piratas contaminadas. Contudo, pesquisas afirmam que não há indícios que comprovem a infecção.
O virus, que até maio de 2025, havia infectado 350 mil aparelhos, escalou vertiginosamente seu poder de contaminação para quase 1,8 milhão de dispositivos...
Qual é o Real Perigo?
O uso de dispositivos ilegais abre outra superfície de ataques cibernéticos, facilitando que hackers tenham acesso quase que irrestrito a outros dispositivos.
Saiba quais são os danos que podem acontecer, principalmente se o TVBox estiver contaminado com vírus:
A atualização do serviço ilegal de streaming pode desencadear a instalação de malwares, sem que o usuário se dê conta
Pode ocorrer interferências em outros dispositivos conectados à internet
Permite ataques hacker à rede, e consequentemente aos usuários da mesma
Dá aos atores de ameaças o poder de comando e controle (C2)
Roubo de senhas e credenciais
Espionagem de tráfego de rede
Facilitam ataques de Negação de Servicos (DoS)
Os IPs podem ser usados como proxies residenciais, ou seja – os IPs das vítimas são usados pelos cybercriminosos para perpetrar outros crimes na web
Como Saber se o Dispositivo é Homologado ou Pirata?
O website da ANATEL disponibiliza diversas informações para conscientizar o usuário. Inclusive temos que ficar atentos aos aparelhos falsificados – que forjam o selo de homologação.
Segundo a Agência:
“Outra maneira fácil de identificar se um TV Box é irregular é verificar se o anúncio do produto informa que ele permite acesso livre e irrestrito (sem autenticação) a uma grande quantidade de canais, jogos ao vivo e outros programas.“
Para uma listagem de SMART TV Boxes homologados pela ANATEL, clique neste link. Na dropbox “Tipo de Produto”, escolha SMART TV Box. Aparecerá uma lista com 39 Modelos Certificados.

FIQUE LIGADO: EM BREVE, VEM AÍ UM NOVO POST EXCLUSIVO!
Sites Pesquisados: https://www.infomoney.com.br/brasil/mais-de-30-servicos-de-streaming-pirata-sao-barrados-no-brasil-apos-acao-na-argentina/; https://www.tecmundo.com.br/mercado/260655-veja-gatonet-pratica-configura-crime.htm; https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2025/08/12/perigos-tv-box-anatel.htm; https://www.gov.br/anatel/pt-br/regulado/certificacao-de-produtos/smart-tv-box-homologados



