Shoulder Surfing - Espionando sobre seus ombros
- Time do TheWebGuardian
- 14 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de jan. de 2024

Imagine você sentado no banco do ônibus, totalmente alheio a tudo que se passa ao seu redor. Você acessa o app do seu banco - digita seu CPF, digita sua agência e conta e depois informa sua senha de acesso.
Enquanto isso, atrás de você, tem uma pessoa mal-intencionada anotando (ou decorando) tudo o que você digita, para depois tentar decifrar sua senha do banco.
Os outros dados ela já conseguiu... Isto é o Shoulder Surfing (também conhecido como Visual Hacking), ou espiar sobre os ombros.
É a prática pela qual uma pessoa adquire suas informações pessoais por meios visuais ou auditivos, sem ter que utilizar quaisquer habilidades, gadgets ou ter conhecimentos técnicos.
Outras práticas de espionagem
Imagine agora que você precisa gerar a 2a via de um boleto e entrar em contato com a empresa, ou então você está com problema na sua conta do celular e liga na operadora.
Naturalmente você terá que informar dados que podem ser coletados (ouvidos) pela pessoa mal-intencionada. Mesmo sem ela saber o que você está ouvindo, pode facilmente deduzir a pergunta que foi feita pela resposta que você dá.
Em posse dessas informações, o espião pode se fazer passar por você, pois conseguiu infos como seu CPF, data de nascimento, telefone, e-mail, etc.
O malfeitor pode ligar para a operadora de celular, fingir que é você e simplesmente “roubar” a sua linha. Imagine o estrago... Esta é uma situação cada vez mais frequente, conhecida como Sim Swap.
Situações de Risco
O malfeitor pode usar essas técnicas/métodos e se aproveitar de seus momentos de distração em diversas situações:
Quando você está numa conversa telefônica
Quando você utiliza seu laptop em locais públicos
Enquanto você troca mensagens em redes sociais ou messengers
Quando você está utilizando o caixa eletrônico
Enquanto você está fazendo pagamento com cartão no caixa de uma loja
Quando você está fazendo um cadastro em alguma loja
Quando você está no carro, falando ao celular (com o bluetooth ativado) e sua conversa pode ser ouvida nitidamente por alguém em outro carro. Isto já aconteceu comigo - eu conseguia ouvir a pessoa informando dados "sensíveis", que um malfeitor poderia usar para causar danos.
Como ficar mais precavido?
A fim de evitar tais problemas, seja sempre prudente e reservado quando estiver em locais públicos (lojas, escritório ou cercado de pessoas).
Conscientize-se de que não se pode confiar em ninguém e que sempre haverá alguém tentando tirar proveito de você. Siga as dicas, elas podem evitar muitos problemas:
Prefira a privacidade de sua casa para acessar a internet. Se for impossível:
Observe sempre seus arredores - você não está sozinho no mundo!
Esconda informações importantes com a mão e oculte os dados do seu cartão
Tome cuidado ao digitar senhas. Se for o caso, diga "com licença" para a pessoa se afastar
Fique atento quando for fazer logins, e evite clicar em “Mostrar a Senha” após digitá-la, pois isso facilita muito o trabalho do malfeitor
Jamais deixe um dispositivo desbloqueado em lugar público, mesmo que seja por um instante
Utilize uma tela de privacidade para seu notebook
No celular, o simples fato de diminuir a luminosidade da tela já dificulta bastante sua visualização por parte de um malfeitor
Desative as notificações de tela
Em locais com câmeras de segurança, não sente num local em que o ângulo de filmagem possa gravar suas telas
Opte por fornecer seu documento (CNH, p. ex) quando for fazer algum cadastro - é melhor do que dizer em voz alta suas informações pessoais
Deixe as informações de seu endereço impressas ou em bloco de notas eletrônico, para evitar que outros escutem se tiver que fornecer sua localização
A informação é o bem mais valioso hoje em dia! Portanto proteja-a sempre! Esteja atento o tempo todo.
Infelizmente estamos vivendo em um mundo onde estes tipos de ações são cada vez mais frequentes. Você está sendo filmado e você está sendo observado.
NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!