top of page

Golpe do Falso Servidor do INSS – Saiba o que é Impersonation

Atualizado: 24 de out. de 2024


Golpe do Falso Servidor do INSS – Saiba o que é Impersonation

O que está Acontecendo?

Você que é aposentado, pensionista, ou recebe benefícios de auxílio a longo prazo – fique muito atento. Pessoas mal-intencionadas estão fingindo ser funcionários do INSS.

Golpistas – usando crachás falsificados, alegam que estão fazendo a visita com o objetivo de realizar a prova de vida presencial.

O que é Prova / Comprovação de Vida?

É um procedimento realizado anualmente, que serve para comprovar que a pessoa que recebe algum benefício de longa duração do INSS está viva (Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991).

Segundo o INSS, esta apuração serve para revisar as concessões, a fim de manter os benefícios por ele administrados sem irregularidades ou erros.

Qual a Gravidade do Golpe?

Além de se fazerem passar por funcionários do INSS (ludibriação), os falsários pedem foto e dados pessoais às vítimas. Usarão estas informações para posteriormente “armar” outros golpes.

O que o INSS Informa?

Segundo o serviço, eles não estão realizando pesquisas externas. Informam também que não pedem fotos ou cópia de documentos.

O servidor/funcionário apenas faz o reconhecimento, conferindo o documento de identificação com foto.

O que Fazer em Caso de Dúvida?

  • Não permita a entrada/acesso da pessoa em sua residência

  • Não forneça nenhum dado pessoal

  • Solicite o nome completo e a matrícula do suposto funcionário

  • Ligue para 135 (Central de Atendimento), para confirmar se a pessoa é realmente servidor do INSS

  • Constatando irregularidade, informe a Polícia


Saiba mais sobre quais dados o INSS usa para realizar a prova de vida, acessando o link ao final do Post.


Impersonation – Mais uma Ferramenta da Engenharia Social


Este golpe do falso funcionário do INSS é conhecido como Impersonation. O verbo “to impersonate” significa personificar, ou seja – representar um papel (personagem).


Isto tem teor igual a uma farsa. Além de fingirem ser o que não são, fazem uso do chamado “Badge Cloning” – que é a falsificação de crachá (documento de identificação).


O objetivo é adquirir o máximo de informações da vítima. Estas serão usadas para efetuar novos golpes, ou até vendidas do “mercado negro” da web.


 

Recomendações do TheWebGuardian

  • Como sempre recomendamos – Desconfie, fique atento e resguarde-se

  • Confie na sua intuição – na dúvida, não faça, não pague, não prossiga

  • Conscientize-se da importância de manter o “pé atrás” – Nas Artes Marciais, isto te permite realizar esquivas de golpes, além de fornecer o empuxo para fazer o contra-golpe!

  • Se na vida real sempre existiram os enganadores e falsários, no mundo virtual isto aumenta exponencialmente – evite se expor

  • Mantenha-se atualizado – Cadastre seu e-mail em nosso Blog. Assim poderá ler nossos artigos assim que forem publicados


Acabamos de publicar um artigo importante sobre outros golpes de Engenharia Social – inclusive sobre o Impersonation! Leia aqui!.


NOS VEMOS NOS PRÒXIMOS POSTS!


2023 - Criado e Desenvolvido por TheWebGuardian - Blog Informativo sem fins lucrativos.

bottom of page