Golpe da Renda Extra – Bom Demais para ser Verdade
- Time do TheWebGuardian
- 19 de dez. de 2023
- 2 min de leitura

Caçando Vítimas nas Redes Sociais
Temos agora mais uma modalidade de golpe financeiro - o Golpe da Renda Extra, que envolve a famosa promessa do dinheiro fácil e rápido.
Este golpe é caracterizado criminalmente como Estelionato, e seu principal palco são os aplicativos de mensagens nas Redes Sociais.
Os criminosos oferecem pagar as pessoas para que façam avaliações de restaurantes nas Redes Sociais, e assim muitas acabam sendo enganadas.
Objetivando retorno financeiro, as pessoas aceitam o trabalho. No começo, até recebem algum dinheiro, o que as faz acreditar que não se trata de golpe.
O problema é que continuam trabalhando, as quantias prometidas aumentam, e aí sim, começa o prejuízo.
Uma Proposta quase Irrecusável
Oferecendo como “isca” a certeza de uma remuneração rápida e com pouco esforço, os malfeitores conseguem despertar o interesse das potenciais vítimas.
Normalmente, a proposta é trabalhar por meio período e fazer uma boa avaliação de algum restaurante. O valor oferecido para cada avaliação é de R$ 18,00.
Atraente, não? Afinal, o que custa participar?! Dessa maneira, os criminosos vão aos poucos ganhando a confiança das vítimas.
Mas essa proposta tentadora oculta o grande problema - que é o famoso esquema da “pirâmide financeira” - ou seja, as vítimas sentem-se pressionadas a investir dinheiro.
Em troca, esperam receber altos retornos financeiros. Dessa forma, os criminosos se engajam e conseguem “recrutar” cada vez mais pessoas.
Caso Verídico de Golpe Bem-Sucedido
Houve um caso de uma pessoa que aceitou a oferta e, no início, recebeu dinheiro pelas avaliações. Com o tempo foi incumbida de realizar novas tarefas - enviando quantias via PIX, sempre com a promessa de receber dinheiro de volta, acrescido de bônus.
A partir do momento que a pessoa enviou um valor maior, tornou-se vítima. A quantia transferida não lhe foi retornada. Como bônus, veio o prejuízo...
Geograficamente, tendo como exemplo Minas Gerais, os casos vem crescendo. Em 2018 foram cerca de 29000 casos, para crescer para aproximadamente 55000 casos em agosto de 2023.
Importante salientar que os criminosos sempre utilizam de artifícios como a criatividade, a engenharia social, conversas boas, e, claro, oferecimento de vantagens financeiras. Dessa maneira, conseguem cativar diversas vítimas.
Sendo assim, sempre desconfie de qualquer oferta vantajosa, qualquer proposta sem nenhum tipo de contrato. Na dúvida, bloqueie e denuncie o contato.
Caso seja vítima deste golpe, não apague nenhuma mensagem, não delete nada e procure imediatamente uma delegacia ou mesmo o Ministério Público.
Tudo o que você tiver de documentação - comprovante, conversas, etc. que foi feita com o criminoso será utilizada como prova para uma investigação.
Lembrem-se sempre que o que vem fácil, vai fácil! Qualquer contato estranho que você receba, de preferência bloqueie.
Não existe milagre e fórmula mágica para ganhar dinheiro... Jamais forneça informações pessoais para desconhecidos.
NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!