Golpe da “Novinha”: Cuidado com Perfis Maliciosos
- Time do TheWebGuardian
- 1 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de abr. de 2024

Conversa Real com Perfil Falso
Devido ao atual cenário digital, as mídias sociais inseridas no cotidiano, plataformas de relacionamento e dentre tantos outros meios de comunicação, temos também a criação de novos golpes, neste caso o “Golpe da Novinha”.
Este golpe tem ocorrido com grande frequência, e nele, os criminosos utilizam as redes sociais e sites de relacionamento para criar perfis falsos.
Com a intenção de obterem vantagens financeiras, tentam encontrar novas vítimas. Estes criminosos fraudam suas próprias identidades, fingem ser quem não são.
Enganando, Mentindo e Extorquindo
Este golpe consiste em uma fraude, onde o malfeitor se faz passar por uma garota jovem, enganando as pessoas (geralmente homens), para depois extorqui-los financeiramente.
Isto está ocorrendo em sites de relacionamento e/ou mídias sociais. Geralmente, o criminoso aborda sua possível vítima por meio de mensagens privadas ou comentários em publicações nas suas redes sociais.
Ele se apresenta com status de uma garota solteira, interessada em conhecer pessoas novas, aventuras, etc. Para criar seu perfil falso, usa fotos de garotas - obtidas na internet.
O intuito é criar uma ligação/relação virtual com a vítima, conseguir seu contato telefônico (via Whatsapp, Telegram) e começar a trocar mensagens.
Papo Furado que tem Enganado
Estabelecido esse contato, o criminoso vai envolvendo cada vez mais sua vítima, a ponto de começar a pedir fotos íntimas.
Em alguns casos, inclusive pede dinheiro para comprar medicamentos, ajudar algum familiar ou quitar uma dívida no banco.
Criado esse vínculo, a vítima (geralmente homens mais velhos) começa a receber mensagens de familiares, ou até mesmo de advogados fakes da suposta “Novinha”.
Uma Relação Baseada em Extorsão
Através de um simples contato virtual, a vítima pode ser ameaçada de ter cometido vários crimes. Dentre eles, o de sedução de menor (ou assédio sexual)...
A vítima também pode receber mensagens do suposto pai ou padrasto da “Novinha”, ameaçando denunciá-lo por crime de pedofilia.
O criminoso então exige uma quantia em dinheiro para ficar quieto ou não denunciá-lo. Os supostos advogados usam linguagem bem técnica.
Inclusive mostram à vítima que possuem fotos (nudes), e que poderão leva-lo à prisão, caso não realize o pagamento solicitado.
Como se Prevenir desse Golpe
Mantenha todas as conversas arquivadas. As mensagens podem servir como evidência do golpe e ajudar na identificação do fraudador.
Caso caia no golpe mesmo assim, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência, informando todos os detalhes do ocorrido.
Vá ao banco no qual depositou dinheiro ao impostor, e informe que a conta está sendo usada para fraudes e golpes.
Leve também o Boletim de Ocorrência para reforçar o caso e utilizá-lo como prova.
É muito importante denunciar o perfil falso, usando os canais/ferramentas disponíveis nas redes sociais ou na plataforma de relacionamento que foi utilizada.
Desconfiança é Aliada da sua Segurança
Como sempre alertamos, desconfie de tudo. A internet funciona como uma máscara - escondendo a real e verdadeira identidade das pessoas.
Não compartilhe fotos íntimas, não se engaje em conversas com pessoas desconhecidas. Todo cuidado é pouco.
Lugares públicos, com muito movimento de pessoas e durante o dia - esta é a escolha menos perigosa para conhecer alguém.
Cuidado e atenção com o que você compartilha nas suas mídias sociais. Os criminosos e engenheiros sociais trabalham com isso - traçando perfis de possíveis vítimas.
NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!