Crachá: Proteja suas Informações e a Segurança da Empresa
- Time do TheWebGuardian
- 6 de jan.
- 2 min de leitura

Risco Desnecessário
Você já deve ter visto alguém postar fotos com o crachá da empresa em redes sociais - principalmente o Linkedin.
A princípio, parece inofensivo, mas essa ação inocente pode colocar tanto a pessoa quanto a empresa em risco.
Às vezes nós mesmos distraidamente saímos por aí com o crachá exposto, ou largamos em cima da mesa, pendurado na mochila, etc..
O simples fato de andar com o crachá exposto em público pode atrair olhares curiosos, facilitando a visualização de informações.
Pensando nessas situações, citamos abaixo algumas razões pelas quais estas ações são potencialmente perigosas:
Informações Expostas: O crachá geralmente contém dados como nome, cargo, RG, CPF, setor/depto, e até o logo da empresa. Essas informações podem ser usadas por pessoas mal-intencionadas para falsificar identidades, praticar golpes, e podem facilitar a malfeitores um futuro ataque à empresa.
Facilidade para Engenharia Social: Criminosos podem usar as informações do crachá para tentar enganar funcionários ou terceiros, se passando por colaboradores da empresa - seja por e-mail, telefone ou pessoalmente.
Acesso Físico Indesejado: Se o crachá tiver permissões de acesso, um golpista pode tentar cloná-lo, ou até usar sua imagem para tentar invadir a sede da empresa.
Privacidade e Reputação: Compartilhar fotos do crachá, ou andar com ele à mostra, também expõe sua privacidade e a imagem da empresa - que pode não querer que informações internas ou de segurança estejam acessíveis ao público.
Sugestões e Dicas
Evite postar fotos com crachá: Mesmo que pareça uma lembrança inocente de um evento, ou do primeiro dia de trabalho, omita o crachá das fotos que você compartilha online.
Guarde seu Crachá em Local Seguro: Quando estiver fora do ambiente de trabalho, mantenha o crachá guardado e fora de vista.
Atenção ao Uso em Eventos Externos: Em eventos e conferências, após entrar no local, guarde o crachá, para evitar que ele seja visto por pessoas que não deveriam ter acesso a essas informações.
Revise suas Configurações de Privacidade: Caso tenha compartilhado fotos no passado, revise as configurações de privacidade de suas redes sociais e, se possível, remova imagens onde o crachá esteja visível. Lembre-se de que mesmo seus amigos/seguidores podem compartilhar inadvertidamente as fotos publicadas.
Use Protetores de Crachá: Sempre que possível, utilize protetores de crachá, ou com mecanismos de travamento que dificultem a visualização por terceiros. Assim, caso precise usá-lo ao transitar entre áreas, as informações sensíveis ficam protegidas.
Cuide da Etiqueta de Segurança no Trabalho: Incentive seus colegas de trabalho a fazerem o mesmo. Esse cuidado pode ser uma excelente prática coletiva, que aumenta a segurança da empresa como um todo.
Reporte Ações Suspeitas: Caso note atividades, relacionadas ao uso ou exposição de crachás na sua empresa, informe imediatamente o setor de segurança, para que medidas preventivas possam ser tomadas.
Pequenos, mas zelosos cuidados com o seu crachá ajudam a proteger não só você, mas também a segurança e a reputação da sua empresa.
FIQUE LIGADO: EM BREVE, VEM AÍ UM NOVO POST EXCLUSIVO!



