Boleto Falso - Não caia nesse golpe
- Time do TheWebGuardian
- 30 de mar. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 12 de jan. de 2024

Esta é uma modalidade de crime que tem aumentado bastante e que, na grande maioria das vezes, ocorre via e-mails. Com a chegada da pandemia e o aumento do trabalho remoto, tivemos também um aumento significativo de vendas via comércio eletrônico.
Mais dinheiro rolando, ocorrências de fraudes aumentando... Além dos e-mails, também podem ocorrer através das redes sociais, dos messengers (como Whatsapp) e de sites falsos. Os truques para ludibriar vítimas infelizmente só crescem.
Conheça melhor um boleto bancário
Como vamos evitar cair em golpes se não soubermos o que cada campo de um boleto bancário significa, não é? Então vamos lá:
• Sacado: quem compra o produto ou serviço - ou seja, quem está pagando
• Cedente: quem presta o serviço ou produto - ou seja, quem está cobrando. No caso de instituições de pagamento, o nome aparecerá como cedente
• Agência/código do beneficiário ou código do cedente: número da agência, com 3 ou 4 dígitos. Quando tem 5, geralmente ele não aparece. O código do beneficiário (antes chamado de código do cedente) é formado por 6 a 12 dígitos, de acordo com a carteira do banco
• Valor do título: preço do produto ou serviço. Deve vir sempre em Reais (a moeda corrente no Brasil). É preciso informar também as condições de pagamento, juros, multa, mora e descontos
• Vencimento: data limite para pagamento do boleto sem juros, mora ou multa. Desde 2018, é possível pagar um boleto, mesmo vencido, em qualquer agência, casa lotérica ou correspondente bancário
• Juros e multa de mora: o Código Civil Brasileiro define a mora como um atraso no pagamento que é de responsabilidade do cliente. Os juros de mora podem ser por mês (proporcional aos dias de atraso) ou um percentual aplicado uma única vez, a partir do dia seguinte à data de vencimento
• Nosso número: sequência exclusiva de dígitos que identifica e compõe a linha digitável de cada boleto. Ele é único e não pode ser repetido.
• Linha digitável: sequência de dígitos que identifica o banco, carteira de cobrança, nosso número e valor da cobrança. Essa linha costuma ter 48 algarismos. Os três primeiros são o código de compensação do banco emissor, ou código do banco. O quarto indica a moeda - que no caso de Reais é o número 9 (outras moedas são identificadas pelo 8). No final da linha digitável está a data de vencimento, sem vírgula ou outros caracteres.
• Código de barras: representação da linha digitável para leitura em máquinas. Existem padrões diferentes para cada finalidade e a combinação de espessuras das barrinhas gera uma imagem única, com variações quase imperceptíveis, mas muito diferentes para a leitura das máquinas.
Quais são os tipos de golpes?
Golpe do boleto na loja virtual
Esse golpe ocorre quando a pessoa compra um produto numa loja virtual, e em vez de receber o boleto bancário verdadeiro, os criminosos interceptam essa venda e enviam um boleto falso.
Essa interceptação pode acontecer quando, por exemplo, abre-se uma nova página para gerar o boleto bancário – é essa página externa que será palco do golpe.
O dinheiro usado para pagar o boleto não vai para a loja virtual, mas para a conta dos criminosos. O cliente fica sem o seu produto e sem o dinheiro.
Golpe do boleto por e-mail falso
Nessa modalidade de golpe, os criminosos enviam um e-mail falso com boletos para as vítimas, passando-se por outras empresas.
É aqui que muita gente cai na fraude, ao receber e-mails de contas de internet, água e luz, por exemplo, contendo boletos falsos. Por estarem acostumadas a receber as contas por esse canal de atendimento, elas acabam não checando o endereço de e-mail que enviou o boleto.
Golpe do boleto por e-mail interceptado
Nesse tipo, os criminosos interceptam os e-mails verdadeiros de cobrança de contas, impedindo que eles cheguem a você – e, em seguida, enviam os boletos falsos no lugar.
Isso ocorre porque eles entram em seu e-mail (por conta de um vazamento de dados, por exemplo), e mudam o boleto em anexo, colocando o falso no lugar.
Golpe do boleto de doação beneficente
Atenção aos e-mails de instituições beneficentes que pedem doações já enviando um boleto bancário. Nem sempre isso significa golpe, mas os fraudadores também podem se utilizar desse meio para o crime.
Golpe da renegociação via boleto
Outro golpe que você precisa ficar atento é o da renegociação de dívidas. Por conta de vazamentos de dados pessoais, os criminosos conseguem o CPF da vítima e outros dados importantes.
Se, por exemplo, a pessoa tem um empréstimo ativo, o criminoso entra em contato por meio de WhatsApp para enviar oportunidades de renegociação – e é aí que entra o boleto falso, emitido todos os meses em nome da instituição financeira que forneceu o crédito.
O que fazer para não sermos enganados?
Observe sempre se os seus dados constantes no boleto (nome, CPF, endereço) estão corretos
Verificar se existe algum erro de digitação ou formatação
Checar se os últimos números do Código de Barras correspondem ao valor do documento, ou seja, o valor que você tem a pagar. Se forem diferentes, há uma enorme possibilidade de que o boleto seja fraudulento
Conferir também se os três primeiros números do código de barras correspondem ao Banco. A Logomarca deve estar no boleto
Após a leitura do código de barras, SEMPRE checar se o nome do Beneficiário é realmente o da empresa ou pessoa contratada!
Caso seja possível, faça o download do boleto diretamente no site da empresa credora, dessa forma utilizando uma conexão segura
Evite imprimir boletos, pois malfeitores podem instalar um vírus chamado “Bolware” no computador, que altera a linha digitável e o código de barras na hora da impressão, assim adulterando a conta em que o valor será depositado
Evitar realizar estas transações em lugares públicos
Não esqueça – Em caso de dúvidas, NÃO PAGUE!
Confira a lista com os códigos dos principais Bancos que operam no Brasil pelo link : https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados
Ficar sempre desconfiado de descontos e promoções inesperadas!! Em caso de dúvidas, ligue diretamente na empresa e solicite confirmação dos dados e valor do boleto
Tem dúvidas da empresa? Faça uma consulta do CNPJ da empresa credora no Site da Receita Federal. O Link é : https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp

Código de Barras Esquisito? Sinal de Alerta!
Desconfie se houver falhas no código de Barras (borrados, espaços excessivos entre as barras ou qualquer outra alteração estranha.
Se puder, prefira pagar o boleto utilizando o leitor do código de barras do aplicativo do seu banco. Não é via de regra, mas geralmente os boletos falsos são incompatíveis com os leitores, pelo fato do código de barras ter sido adulterado, impossibilitando sua leitura.
Dessa forma, pessoas mais desavisadas podem acabar por digitar manualmente o código numérico, podendo assim realmente cair no golpe.
Pagar contas não é a mais agradável das tarefas...! Ainda mais quando o valor pago vai para a conta de um malfeitor, e você continua em débito com quem realmente deveria ter recebido. Realize sua operações bancárias online com atenção e sem pressa.
NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS POSTS!